Explicações, escolas e sucesso educativo: reflexão em torno da educação sombra

  • Joaquim Pinto Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Jorge Adelino Costa
  • Jaime Carvalho e Silva Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Educação sombra, Explicações, Ensino Formal, Apoio Pedagógico

Resumo

O presente texto tem como objetivo delinear uma reflexão sobre algumas questões relativas à chamada Educação Sombra (vulgo “explicações”) na Contemporaneidade. Nesta reflexão damos visibilidade ao impacto contemporâneo das explicações nos resultados escolares em Portugal e no resto do mundo; ao papel dos explicadores; ao fator de discriminação que as explicações podem ter no acesso ao sucesso educativo; na ética do professor que assume atividades profissionais tanto no sistema formal quanto no sistema sombra; sobre a dimensão do trabalho das escolas na construção do sucesso educativo dos seus estudantes e o papel das explicações nesse contexto. Propomos que se dê mais atenção ao impacto dos apoios que as escolas dão aos estudantes fora da sala de aula e sugerimos mais investigação nesse sentido.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra



Publicado
2014-12-07
Como Citar
Pinto, J., Costa, J., & Carvalho e Silva, J. (2014). Explicações, escolas e sucesso educativo: reflexão em torno da educação sombra. Indagatio Didactica, 6(4), 24-36. https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3905
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática