Imagem da ciência e tecnologia dos estudantes colombianos do ensino médio a partir dos dados do estudo ROSES
Resumo
O estudo da esfera afetiva tem permitido uma melhor compreensão do comportamento do ser humano. Este conhecimento, que inicialmente pertencia à psicologia social, tem proporcionado novos caminhos de pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas onde as pessoas se desenvolvem. Um exemplo disso é a educação, onde historicamente o processo educativo tem se centrado no cognitivo, subestimando outros aspectos do ser humano, porém, pesquisas baseadas no afetivo onde as atitudes têm seu fundamento, têm permitido desenvolvimentos de pesquisas que contribuem de outras áreas. Esta comunicação é uma contribuição neste sentido, dando a conhecer os resultados gerais do estudo ROSES (Relevance Education of Science Second) Colômbia, do qual foi selecionada a seção denominada Minhas opiniões sobre ciência e tecnologia, que visa avaliar a imagem da ciência e tecnologia de 1394 estudantes colombianos de 15 anos que concluem o ciclo básico do ensino secundário. Os resultados obtidos mostram de forma geral que os estudantes colombianos que participaram da amostra têm uma imagem favorável à ciência e à tecnologia, com senso crítico, o que evidencia um processo de sala de aula que tende a confiar nessas áreas do conhecimento para o avanço e desenvolvimento da sociedade, sem ser ingênuo.
Downloads
Referências
Allport, G. W. (1935) Attitudes. In: Murchison, C., Ed., Handbook of Social Psychology (pp. 798-844). Clark University Press. https://eclass.uowm.gr/modules/document/file.php/NURED262/%CE%A0 % E%A1%CE% A9%CE% A4%CE%9F%CE%A4%CE%A5%CE%A0%CE%91%20%CE%91%C E%A1%CE% 98%CE%A1%CE%91 /Allport%20GW%20attitudes%201935% 20Murchison% 20chapter.pdfReview
Eagly, A. H. y Chaiken, S. (1993). The psychology of attitudes. Harcourt Brace Jovanovich College Publishers.
Fazio, R. H. (2007). Attitudes as object-evaluation associations: Determinants, consequences, and correlates of
attitude accessibility. In R. F. Baumeister & K. D. Vohs (Eds.), Handbook of self-regulation: Research, theory, and applications (pp.547-574). Guilford Press. https://doi.org/10.1521/soco.2007.25.5.603
Festinger, L. (1957). A theory of cognitive dissonance. Peterson and company. https://archive.org/details/
theoryofcognitiv00fest/page/n7/mode/2up?view=theater
Fishbein, M. y Ajzen, I. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior. Englewoodcliffs. https://archive.org/details/understandingatt00icek/page/26/mode/2up
Greenwald, A. G., & Lai, C. K. (2020). Implicit social cognition. Annual review of psychology, 71, 419-445.
https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010419-050837
Hovland, C. I., y Weiss, W. (1951). The Influence of Source Credibility on Communication Effectiveness. Public
Opinion Quarterly, 635-650.https://www.jstor.org/stable/2745952
Hogg, M. A. y Vaughan, G. M. (2002). Social Psychology (3rd ed.).Prentice Hall. Instituto Colombiano para la
Evaluación de la Educación - ICFES (2023). DataIcfes.https://www.icfes.gov.co/web/guest/data-icfes
Jost, J. T., Federico, C. M. & Napier, J. L. (2009). Political ideology: Its structure, functions, and elective affinities.
Annual Review of Psychology, 60, 307-337. http://dx.doi.org/10.1146/annurev. psych. 60.110707. 163600
Katz, D. (1960). The functional approach to the study of attitudes. Public opinion quarterly, 24(2), 163-204.
https://psycnet.apa.org/doi/10.1086/266945
Kelman, H. C. (1958). Compliance, identification, and internalization three processes of attitude change. Journal of conflict resolution, 2(1), 51-60. https://www.jstor.org/stable/172844
LaPiere, R. (1934). Attitudes vs. actions. Social forces, 13(2). https://doi.org/10.2307/2570339
Mc Dougall, W. (1908). An Introduction to Social Psychology. Methuen & Co. https://archive.org/details/Introductiontoso020342mbp/mode/2up?view=theater
Mellado, V. (2013). Las emociones en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias en las matemáticas. (Vol. 1).
DEPROFE. https://www.researchgate.net/publication/259891784_https://www.researchg ate.net/publication/ 259891784_Las_Emociones_en_la_Ensenanza_y_el_Aprendizaje_de_las_Ciencias_y_las_Matematicas_Volumen_I
Murcia, M. y Henao, J.(2015). Educación matemática en Colombia, una perspectiva evolucionaria. Entre ciencia e ingeniería, 9(18), 23-30. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1909-83672015 000200004
Petty, R. y Cacioppo, J. T. (1986). Communication and persuasion: Central and Peripheral routes to attitude
change. Springer-Verlag.
Ross, E. (1908). Social psychology: An outline and source book. Macmillan. https://archive.org/details/social
psycholog01rossgoog/page/n8/mode/2up
Thurstone, L. (1928). Attitudes can be measured. American journal of Sociology, 33(4),529-554. https://www.jstor.org/stable/2765691?read-now=1&seq=4#page_scan_tab_contents
Tamayo, Ó., Zona, R., & Loaiza, Y. E. (2015). El pensamiento crítico en la educación. Algunas categorías
centrales en su estudio. Revista latinoamericana de estudios educativos (Colombia), 11(2), 111-133. https://www.redalyc.org/pdf/1341/134146842006.pdf
Triandis, H. (1965). Attitude and attitude change. W.B. Saunders Company.https://archive.org/details/attitude
attitude 0000unse/page/n7/mode/2up?view=theater
Vázquez, A y Manassero, M. (2007). En la defensa de las actitudes y emociones en la educación científica (I).
Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, 4(2), 247-271. https://revistas.uca.es/index.php /eureka /article/view/3803
Wagner, B y Petty, R. (2022). The Elaboration Likelihood Model of Persuasion. In Theories in Social Psychology,
Second Edition, D. Chadee (Ed.). https://doi.org/10.1002/9781394266616.ch5
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0