Educação CTS: possibilidades a partir da base nacional comum curricular (brasileira)
Resumo
Diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio, novas configurações curriculares entraram em vigência nas escolas brasileiras. Assim, uma série de novas normativas passaram a regulamentar o processo educativo no Brasil. Em paralelo, existem concepções curriculares baseadas em temas, a exemplo das inspiradas nos pressupostos da Educação Ciência Tecnologia Sociedade (CTS). A partir de tantas mudanças torna-se importante analisar possibilidades de continuar implementando a Educação CTS, estando a BNCC em vigência. Em razão disso, o objetivo deste estudo é analisar de que maneira as produções científicas sobre CTS, da área de Ensino de Ciências, no Brasil, têm problematizado e considerado a BNCC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em anais de eventos da área de Ensino de Ciências e de Ensino de Física. Identificaram-se dezenove trabalhos que foram analisados através da Análise Textual Discursiva, emergindo a categoria: o que há de (in)comum entre a BNCC e a Educação CTS? Foram evidenciadas aproximações entre os pressupostos teóricos-metodológicos apresentados na BNCC e a Educação CTS, dentre elas: interdisciplinaridade, Alfabetização Científica/Letramento Científico, contextualização e formação de atitudes e valores. No entanto, também foi possível categorizar distanciamentos, a exemplo da carência de discussões sobre aspectos sociais, políticos e econômicos relacionados à Ciência e à Tecnologia. Em razão das reflexões tecidas, vislumbra-se a necessidade de estudos mais aprofundados, sobretudo, das práticas que vêm sendo realizadas nos contextos escolares, na finalidade de se construir caminhos para o desenvolvimento de abordagens problematizadoras.
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