Competências Científicas Docentes, Educação CTS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Resumo
Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado em andamento, que busca investigar possíveis correlações entre as competências científicas necessárias às ações docentes, as competências delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira (Brasil, 2018) e os princípios da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (Educação CTS) defendidos pela National Science Teachers Association (NSTA) dos Estados Unidos (NSTA, 1990). Neste trabalho em específico escolhemos focalizar na primeira competência científica apresentada na obra organizada por Pedrinaci et al. (2012, p.15), que postula que “O exercício da cidadania responsável requer alguma competência científica”. Nossa intenção é analisar como essa competência docente se relaciona com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2015). Optamos neste estudo por uma metodologia qualitativa do tipo documental, onde nos concentramos na coleta, organização e interpretação de dois documentos principais, anteriormente mencionados – a obra de Pedrinaci et al. (2012) e os 17 ODS defendidos pela ONU. Como resultado apresentamos um mapa de referências que articula competência e cidadania, estimulando uma reflexão mais aprofundada sobre a importância das competências científicas dos professores na abordagem das questões complexas, alvo dos ODS. O desenvolvimento da competência docente contribui com os ODS ao permitir que os professores compreendam a base científica das questões propostas em tais objetivos, permitindo-lhes explicar de forma mais clara e envolvente esses desafios aos alunos.
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