Ensino de Nanociência e Educação CTS: um olhar sobre a prática docente
Resumo
Os avanços decorrentes na área da Nanociência e Nanotecnologia vêm impactando a sociedade, de forma que se torna essencial o acesso e compreensão da população dos conhecimentos desta área. Para este propósito, as escolas precisam estar abertas para essa temática, com inserção em programas curriculares, recursos didáticos e nas aulas. Deste modo, os professores necessitam estabelecer em suas práticas os valores científicos e tecnológicos dessas áreas junto com debates das implicações sociais e ambientais. Neste contexto, este estudo exploratório teve como objetivo apresentar conhecimentos sobre a prática de docentes da educação básica em ensino de nanociência e nanotecnologia. A pesquisa de natureza qualitativa consistiu da observação, gravação, transcrição e análise de aulas de dois professores da educação básica. A análise apoiada em ZABALA 1998 e na perspectivas CTSA considerou as ações, discursos e recursos (materiais e textos/esquemas escritos) utilizados pelos professores durante as aulas. Os resultados apontam que os assuntos tratados tiveram grande potencial para discussões da atualidade em seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos, apesar da preocupação dos professores no ensino dos conteúdos curriculares. Os professores demonstraram competência para integrar a temática com a abordagem CTSA, articulando o conteúdo curricular da Química, Física e Biologia com questões atuais, como vacinas da Covid-19 e materiais nanoestruturados e empregaram recursos didáticos tradicionais - lousa, videos em práticas experimentais - para despertar o interesse e a participação dos estudantes. Não houve diferenças significativas na viabilidade e aprofundamento das atividades entre o ensino fundamental e médio. Concluímos que há possibilidade do ensino da nanociência e nanotecnologia ultrapassar a mera apresentação de conteúdos programáticos da disciplina e contextualizar outros aspectos de natureza humana com orientações em CTSA. Nesse contexto, a educação CTSA é aliada na estruturação do ensino da Nanociência e Nanotecnologia por propiciar a compreensão do conhecimento científico com valores sociais.
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