Vertentes da Educação CTSA em Projetos Integradores de um livro didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Resumo
Considerando os desafios socioambientais contemporâneos e as mudanças curriculares no cenário educacional brasileiro, os Projetos Integradores, que surgem recentemente para apoiar a melhoria da qualidade da educação, são incipientes no currículo, sendo necessário o preparo docente para implementar essa perspectiva interdisciplinar no contexto educacional. Para isso, a formação docente e o apoio de livros didáticos são fundamentais. A educação CTSA pode fornecer uma base teórica robusta para os propósitos educacionais do currículo do ensino de ciências. Contudo, os livros didáticos também precisam ser avaliados sobre sua capacidade de contribuir para atingir os objetivos educacionais dos currículos nacionais. Desse modo, a presente pesquisa documental, exploratória e qualitativa teve por objetivo investigar as principais vertentes da educação CTSA de um livro didático sobre Projetos Integradores da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Adotou-se a análise de conteúdo para discutir possíveis contribuições deste livro didático para a melhoria da qualidade da educação, na perspectiva CTSA. Os principais resultados indicam um predomínio de uma educação CTSA voltada para o letramento científico epistêmico, valorizando a aplicação de conhecimentos científicos e tecnologias para a resolução de problemas, e desvalorizando as dimensões ética e política dos conteúdos, além da ausência da vertente específica sobre a educação ambiental e integração entre ser humano e meio natural. Conclui-se sobre a necessidade de estudos mais aprofundados sobre essa temática, bem como no investimento na formação docente, para que os professores possam adotar este livro didático a partir de perspectivas mais críticas.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.
Bazzo, W. A. (2017). Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. (5a ed.) Florianópolis: Edufsc.
Bencze, L., El Halwany, S., Milanovic, M., Qureshi, N., & Zouda, M. (2019). Roadblocks to critical and active civic engagement in/through school science: stories from the field. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, 9(25), 47-70 https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11010.
Beyer, E. C. & Uhmann, R. (2023). Estudo da relação nas Pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, livro didático de projetos integradores de ciências e documentos curriculares com foco na educação ambiental. Ensino & Pesquisa, 21(3), 159-174. https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7966
Brasil. (2018). Ministério da Educação. BNCC educação é a base: ensino médio. Brasília: MEC.
Brasil. (2020). Ministério da Educação. Guia Digital PNLD 2021: projetos integradores e projeto de vida. Brasília: MEC.
Conrado, D. M. (2017). Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24732.
Conrado, D. M., & Conrado, I. S. (2016). Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia. Revista de Pesquisa Qualitativa, 4(5), 218-231 https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40.
Conrado, D. M., Miranda, E. M., & Nunes-Neto, N. (2023). Aplicando uma ferramenta avaliativa no contexto da educação CTSA: análise de um livro didático do ensino médio. Saberes: revista interdisciplinar de filosofia e educação, 23(1), 72-96 https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780.
Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In: D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto. (Eds.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. (pp. 77-118), EDUFBA https://doi.org/10.7476/9788523220174.0005..
Costa, M., Lima, D., & Dantas, J. (2023). Aspectos e Questões Sociocientíficas nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2018. Indagatio Didactica, 15(2), 11-26. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32550
Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. (2a ed.) Porto Alegre: Artmed.
Ekborg, M., Ideland, M., & Malmberg, C. (2009). Science for life–a conceptual framework for construction and analysis of socio-scientific cases. Nordic Studies in Science Education, 5(1), 35-46 https://doi.org/10.5617/nordina.277.
Fernandes, R. F., Costa, G. M., & Mól, G. de S. (2016). A abordagem CTS na termoquímica em livros didáticos brasileiros de química. Indagatio Didactica, 8(1), 1738-1749. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11977
Gatti, B. A. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, 31(113), 1355-1379. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016
Hodson, D. (2011). Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. Auckland: Sense.
Hodson, D. (2018). Realçando o papel da ética e da política na educação científica. In: D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto. (Eds.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. (pp. 27-57), EDUFBA https://doi.org/10.7476/9788523220174.0003.
Jones, A., Buntting, C., Hipkins, R., McKim, A., Conner, L., & Saunders, K. (2012). Developing students’ futures thinking in science education. Research in Science Education, 42, 687-708 https://doi.org/10.1007/s11165-011-9214-9.
Lacerda, N. O. S., & Strieder, R. B. (2019). Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, 9(25), 110-126 https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015.
Miranda, E. M. (2012). Tendências das perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas áreas de educação e ensino de ciências: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras e portuguesas. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de São Carlos.
Nunes-Neto, N., & Conrado, D. M. (2021). Ensinando Ética. Educação em Revista, 37(1), 1-28. https://doi.org/10.1590/0102-469824578
Prado, M. A. S., & Sutil, N. (2021). Base Nacional Comum Curricular e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: objetivos para formação e atuação docente. Comunicações Piracicaba. 28(3), 7-23.
Pedretti, E., & Nazir, J. (2011). Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on: Currents in STSE Education. Science Education, 95(4), 601–626 https://doi.org/10.1002/sce.20435.
Rachels, J. (2010). Problemas da filosofia. (2a ed.) Lisboa: Gradiva.
Santos, W. L. P. (2009). Scientific literacy: a Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, 93(2), 361-382 https://doi.org/10.1002/sce.20301.
Saunders, K. J. & Rennie, L. J. (2013). A Pedagogical Model for Ethical Inquiry into Socioscientific Issues in Science. Research in Science Education, 43, 253-274 https://doi.org/10.1007/s11165-011-9248-z.
Sarmento, A. C., Muniz, C. R. R., Guimarães, A. P. M., & Nunes-Neto, N. (2019). Princípios de design para um ensino de Ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, 9(25), 183-207. 10.30612/eduf.v9i25.11101
Silva, K.L.F., Brzezinski, A.K.R., Alves, L.G.P., Silva, V.V., Malvasio, A., & Souza, L.B. (2023). A temática ambiental nos livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino. Revista Observatório, 9(1), a23pt. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a23pt
Silva, S. (2013). Análise de conteúdo sobre o tema ambiente: um olhar sobre a técnica metodológica na abordagem qualitativa. Indagatio Didactica, 5(2), 319-335. https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4366
Souza, T. P., & Müller, M. G. (2022). O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química. Revista Insignare Scientia-RIS, 5(2), 451-466 https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13013.
Steele, A. (2014). The Seventh Current: A Case for the Environment in STSE Education. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education. 14(3), 238-251 https://doi.org/10.1080/14926156.2014.935527
Vargas, I. B., Silveira, B. D., Oliveira, J. A., Mozzer, N. B., Mendonça, P. C. C., & Nunes-Neto, N. (2023). Como abordar o tema consumo de animais na Educação em Ciências? Revista eletrônica de educação, 17, e5296029. https://doi.org/10.14244/198271995296
Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Simmons, M. L., & Howes, E. V. (2005). Beyond STS: A Research-based Framework for Socioscientific Issues Education, Science Education, 89, 357–377 http://dx.doi.org/10.1002/sce.20048.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0