Interesse dos alunos em tópicos com orientação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
Resumo
Desde o seu nascimento, o movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) tem sido um campo transdisciplinar, composto por temas de história, sociologia, epistemologia, psicologia, economia, gênero, meio ambiente, etc. Por outro lado, o interesse dos alunos pelos temas curriculares de ciências é uma variável atitudinal decisiva para a sua aprendizagem, embora o interesse pelos temas do CTSA tenha sido dado como certo graças ao seu carácter inovador e pouco investigado. Este estudo explora empiricamente o interesse dos estudantes de hoje por alguns tópicos do CTSA, a identificação dos tópicos mais e menos interessantes, as diferenças de interesse entre meninos e meninas e a possibilidade de um currículo equitativo para meninos e meninas. As análises aplicam um método misto, quantitativo e qualitativo, às respostas de 670 estudantes espanhóis de 15 anos sobre o seu interesse em conhecer mais de 37 temas do conteúdo CTSA, quantificados em percentagens e médias ponderadas, que são elaborados e interpretados qualitativamente. Os resultados indicam que o interesse médio global por todos os temas do CTSA é positivo, o tema mais interessante é por que sonhamos e o significado dos sonhos e o menos interessante é a vida dos cientistas. A comparação entre meninas e meninos mostra que as meninas consideram mais interessantes os temas relacionados à idiossincrasia feminina (aborto) e à fantasia (fantasmas), enquanto os meninos têm maior interesse pelos aspectos tecnológicos (energias). Finalmente, são discutidas as implicações e recomendações para a concepção de um currículo CTSA equitativo, bem como algumas limitações do estudo.
Downloads
Referências
Aikenhead, G. S. (2005). Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se llame. Educación Química, 16(2), 304-315. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://andoni.garritz.com/documentos/aikenhead_a_rose_by_any_other_name.pdf
Archer, L., Moote, J., MacLeod, E., Francis, B. & DeWitt, J. (2020). ASPIRES 2: Young people’s science and career aspirations, age 10–19. UCL Institute of Education.
Auler, D. (2007). Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, 1, número especial, 1-20. http://prc.ifsp.edu. br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/147/109
Bennássar, A., Vázquez, A., Manassero M. A., & García-Carmona, A. (Coor.). (2010). Ciencia, tecnología y sociedad en Iberoamérica: Una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnología. Madrid: OEI. Recuperado de www.oei.es/salactsi/DOCUMENTO5vf.pdf
Chrispino, A. (2017). Introdução aos enfoques cts – ciência, tecnologia e sociedade – na educação e no ensino. DOCUMENTOS DE TRABAJO DE IBERCIENCIA, N.º 4. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura
Drechsel, B., Carstensen, C., & Prenzel, M. (2006). The Role of Content and Context in PISA Interest Scales : A study of the embedded interest items in the PISA 2006 science assessment. International Journal of Science Education, 33(1), 73-95.
Jidesjö, A., Oskarsson, M. & Westman, A-K. (2020). ROSES Handbook: Introduction, guidelines and underlying ideas. Utbildningsvetenskapliga studier 2020:1. Mid Sweden University. http://www.miun.se/roses
Jidesjö, A., Oskarsson, M. & Westman, A-K. (2021). Trends in Student’s Interest in Science and Technology: Developments and Results from the Relevance of Science Education Second (Roses) Study. IOSTE 2020 Symposium, Kyungpook National University, Daegu, Korea (4-5 February).
Manassero-Mas, M. A., & Vázquez-Alonso, Á. (2020). Pensamiento científico y pensamiento crítico: competencias transversales para aprender. Indagatio Didactica, 12(4), 401–420. https://doi.org/10.34624/ID.V12I4.21808
Manassero, M. A., Vázquez, A. & Acevedo, J. A. (2001). Avaluació dels temes de ciència, tecnologia i societat. Universitat de les Illes Balears.
Manassero-Mas, M. A., & Vázquez-Alonso, Á. (2019). Conceptualization and taxonomy to structure the knowledge about science. Revista Eureka, 16(3), 3104. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i3.3104
McMaster, N., McMaster, N., Carey, M. D., Martin, D. A., & Martin, J. (2023). Raising Primary School Boys’ and Girls’ Awareness and Interest in STEM-Related Activities, Subjects, and Careers: An Exploratory Case Study. Journal of New Approaches in Educational Research, 12(1), 1–18. https://doi.org/10.7821/naer.2023.1.1135
OECD (2017). The Pursuit of Gender Equality: An Uphill Battle. OECD Publishing.
Olsen, R. V., Prenzel, M., & Martin, R. (2011). Interest in Science : A many ‐ faceted picture painted by data from the OECD PISA study. International Journal of Science Education, 33(1), 1–6. https://doi.org/10.1080/09500693.2011.518639
Osborne, J., & Dillon, J. (2008). Science Education in Europe: Critical Reflections A Report to the Nuffield Foundation. King’s College London.
Sjøberg, S., & Schreiner, C (2019). ROSE (The Relevance of Science Education) The development, key findings and impacts of an international low cost comparative project. ROSE Final Report, Part 1. University of Oslo.
Vázquez, A., & Manassero, M.A. (2007). Los intereses curriculares en ciencia y tecnología de los estudiantes de secundaria. Universitat de les Illes Balears.
Vesterinen, V.-M., Manassero-Mas, M.-A., & Vázquez-Alonso, Á. (2014). History, Philosophy, and Sociology of Science and Science-Technology-Society Traditions in Science Education: Continuities and Discontinuities. In International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 1895–1925). Springer.
Vieira, R, M., Tenreiro-Vieira, C. E. & Martins, I. P. (2011). A educação em Ciências com orientação CTS. Areal Editores.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0