Educação para a sustentabilidade e educação CTSA: confluências para o ensino de ciências

Palavras-chave: Educação em Ciências, Formação cidadã, Perspectiva CTSA, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumo

Neste artigo discutimos algumas confluências entre a Educação para a Sustentabilidade e a Educação CTSA no contexto da Educação em Ciências no Brasil. Para tanto partimos de uma aproximação teórica em obras de autores de referência que contribuíram com a sistematização dos principais pressupostos e características dos referidos campos de conhecimento. O movimento analítico empreendido nos possibilitou perceber que a Educação CTSA e a Educação para a sustentabilidade, ressalvadas suas especificidades, compartilham de vários elementos em comum no que tange aos objetivos e finalidades sociais, às metodologias e/ou estratégias didático-pedagógicas e às perspectivas epistemológicas assumidas. Tal articulação no ensino de ciências pode colaborar para uma formação socioambiental e politicamente consciente dos sujeitos de maneira que estes tomem decisões responsáveis em sociedade e atuem coletivamente para a consecução de saberes e práticas sustentáveis.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Queiroz, M., da Luz, R., & de Araújo, M. (2024). Educação para a sustentabilidade e educação CTSA: confluências para o ensino de ciências. Indagatio Didactica, 16(3), 1205-1220. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38631
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática