Relação entre agência docente e ensino de ciências na perceptiva CTS: entrevistas com docentes após uma formação continuada

Palavras-chave: Educação Científica Crítica, formação de professores, ensino de ciências, agência docente

Resumo

A Educação Científica Crítica (ECC) é uma concepção para o ensino de ciências embasada nos estudos CTS e no pensamento complexo, e que propõe um ensino multidimensional e orientado para a sustentabilidade e a justiça social. A ECC, aqui apresentada, foi elaborada com auxílio de especialistas e divulgada para professores(as) de ciências em territórios brasileiros por meio de um curso de formação continuada. A problemática de nosso trabalho foi investigar como esse curso inspirou os discursos de alguns destes profissionais sobre suas próprias práticas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas sobre agência docente com dois profissionais concluintes do curso, nove meses após a formação. A análise dos relatos dos professores indicou que, mesmo com as dificuldades no ambiente escolar, há aspectos comportamentais e pessoais que aproximaram o discurso dos professores da ECC. Em relação aos aspectos comportamentais foram identificados: i) a relação dialógica com os referenciais teóricos; ii) a escolha em refletir sobre a própria formação e prática e; iii) a busca por uma concepção humana e antropológica para embasar o exercício profissional. Já as características pessoais alinhadas à ECC se referem a: i) autorreflexão; ii) dedicação; iii) relação de prazer com o trabalho; iv) lucidez sobre a responsabilidade profissional e; v) escolha de se alinhar à ECC. Tendo em vista os nossos resultados, consideramos que debates sobre aspectos atitudinais do trabalho docente podem ser úteis para a formação de professores(as), especialmente em relação a proposta da Educação Científica Crítica.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Marra, N., & de Freitas, D. (2024). Relação entre agência docente e ensino de ciências na perceptiva CTS: entrevistas com docentes após uma formação continuada. Indagatio Didactica, 16(3), 1187-1204. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38628
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática