Educação para a água: Estimulando a compreensão ambiental de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da importância da água
Resumo
A literatura especializada indica a necessidade de uma abordagem educacional voltada para a Educação para a Água, a qual deve contemplar tanto as dimensões espaciais quanto temporais. A partir desse contexto, indicamos nosso problema de pesquisa: Como desenvolver a compreensão ambiental, em contextos específicos, em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da importância da água? Para responder a esta questão, a pesquisa teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar a implementação de ações educativas voltadas para a Educação para a Água na Escola Municipal Bento Mossurunga, situada no município de Campo Mourão, Paraná, Brasil, direcionadas aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas ações compreenderam a realização de palestras interdisciplinares, ministradas para 110 estudantes do 1º ao 5º ano, embasadas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, no Projeto Pedagógico Curricular de Campo Mourão e nas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As falas dos estudantes, os relatos verbais de professores, assim como as respostas dos pais a um questionário impresso foram utilizadas como dados para busca de evidências do desenvolvimento da compreensão ambiental dos estudantes acerca da importância da água. Constatou-se uma ampliação da compreensão dos estudantes sobre a origem da água utilizada em suas residências, o processo de tratamento pelo qual a água passa antes do consumo e o destino do esgoto. Conclui-se que, intervenções educativas contextualizadas, alinhadas aos objetivos estabelecidos pelos documentos curriculares orientadores e fundamentadas nos princípios das relações CTS, podem contribuir significativamente para a promoção da Educação para a Água.
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