Ética na educação em ciências: uma proposta de ensino sobre pecuária com base em questões sociocientíficas

Palavras-chave: Educação CTSA, Ética Animal, Pecuária, Ensino de Ciências, Ensino de Ética

Resumo

Atualmente, percebe-se a necessidade de currículos que proporcionem uma educação crítica, participativa e cidadã, levando em consideração o contexto socioambiental, científico e tecnológico em que vivemos. As propostas curriculares de educação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) buscam uma formação mais contextualizada, integrada e que contribua para a construção de sociedades sustentáveis. Esta pesquisa teórica teve por objetivo compreender as contribuições de uma proposta de ensino baseado em questões sociocientíficas (QSC) para fomentar o ensino e a aprendizagem de ética, a partir do tema pecuária, no ensino de ciências. Por meio de uma revisão de literatura sobre ética no ensino de ciências, educação CTSA com QSC e exploração da temática sobre pecuária, foram geradas as condições para o desenvolvimento de uma proposta de ensino sobre a temática pecuária. Por fim, reflete-se também como essa proposta de ensino pode ser uma estratégia viável para, além de aprender conteúdos de forma mais ampla e interdisciplinar, ter-se a oportunidade de discutir sobre valores, interesses e consideração moral nas aulas de ciências.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Seixas, F., Conrado, D., Sarmento, A., & Neto, N. (2024). Ética na educação em ciências: uma proposta de ensino sobre pecuária com base em questões sociocientíficas. Indagatio Didactica, 16(3), 1093-1112. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38610
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática