Questões reflexivas acerca da constituição de clubes de ciências para abordar fake news no contexto pandêmico

Palavras-chave: Ensino de ciências, fake news, pensamento crítico, formação de professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender as possibilidades e limitações do trabalho pedagógico sobre fake news em um clube de ciências no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Foram entrevistados uma professora e três estudantes de licenciatura de uma mesma escola, todos faziam parte de um Clube de Ciências relacionado a fake news. As entrevistas foram semiestruturadas e realizadas primeiramente com a professora e posteriormente com os licenciandos. As entrevistas foram analisadas segundo o referencial de análise textual discursiva e por meio delas foram construídas as seguintes categorias: i) fake news e suas implicações para o processo educativo, ii) aspectos formativos do Programa Residência Pedagógica, e iii) (im)possibilidades do desenvolvimento do Clube de Ciências na pandemia. Todos os participantes citaram as fake news como sendo algo feito intencionalmente, a fim de manipular o público. As análises destacam a relevância do conhecimento científico e sua importância para o enfrentamento das fake news e problematizam a falta de condições de trabalho docente para o desenvolvimento de processos de educação científica em Clubes de Ciências.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Botega, B., & Carnio, M. (2024). Questões reflexivas acerca da constituição de clubes de ciências para abordar fake news no contexto pandêmico. Indagatio Didactica, 16(3), 1009-1022. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38595
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática