História das Ciências em sala de aula: a experiência de um curso de formação continuada com professores dos anos iniciais
Resumo
Este artigo dá conta da experiência de construção e implementação de um programa de formação continuada para professores dos anos iniciais da Educação Básica, voltado à discussão e utilização da História das Ciências (HC) no ensino de ciências. Esta experiência resultou de discussões acerca do potencial da HC como um elemento que pode favorecer a reflexão e a compreensão da natureza das ciências, contribuindo para a educação científica dos estudantes. Verificou-se que a parceria entre Universidade e Escola é imprescindível em ações de formação continuada como parte do desenvolvimento profissional docente, pela oportunidade de reflexão sobre o fazer pedagógico que resultasse em mudança na prática pedagógica, ao apresentar uma concepção que entende a ciência como um processo e não apenas enquanto produto. O trabalho desenvolvido durante o curso de formação continuada evidencia não apenas as dificuldades encontradas pelos professores para fazer uso de aspectos da HC em suas aulas, mas também as possibilidades de utilização da mesma em sala de aula, alinhada aos planejamentos das instituições de ensino, ao mesmo tempo em que nos permite contribuir com discussões na área, a partir da socialização e divulgação de propostas didáticas construídas ao longo do curso.
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