A Iniciação Científica na Educação Básica no contexto brasileiro: reflexões à luz da Educação CTS
Resumo
O artigo apresenta um estudo preliminar, realizado com o objetivo de identificar pontos convergentes e desafios entre o desenvolvimento de abordagens pedagógicas denominadas de iniciação científica (IC) no contexto da educação básica e os princípios da Educação CTS. Para tanto, apresentamos inicialmente considerações sobre a IC desenvolvida no contexto da educação básica brasileira, a partir da análise de Dissertações e Teses publicadas no período de 1997-2022. Na sequência, delimitamos princípios da Educação CTS anunciados pelos estudiosos desse campo. Ressaltamos que a Educação CTS pode constituir-se como uma forte orientação teórica para embasar atividades de IC realizadas tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Entre os pontos convergentes, destacamos: análise crítica do desenvolvimento da ciência; discussão de interesses e valores que embasam o desenvolvimento da tecnologia, visando a superação de uma concepção de tecnologia como ciência aplicada; incentivo à participação social e tomada de decisões fundamentadas, como forma de suplantar decisões tecnocráticas; desenvolvimento da autonomia; educação para a emancipação das pessoas; superação de modelo de ensino tradicional e transmissivo, para desenvolvimento de abordagens de ensino baseadas em práticas dialógicas; incentivo de uma cultura científica socialmente significativa com interpretação da realidade social; desenvolvimento de temas de interesse e relevância social focados na resolução de problemas; e prática pedagógica interdisciplinar. Os principais desafios identificados dizem respeito à formação de professores para orientação de propostas investigativas de integração curricular e às condições institucionais que são oferecidas para que os docentes possam orientar atividades de pesquisa nas escolas.
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