Situações-problema como estratégia mediadora da alfabetização científica crítica

Palavras-chave: Situações-problema, ensino de ciências, educação CTS, alfabetização científica, pensamento crítico

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou ponderar sobre a percepção de professores, notadamente no que se refere ao uso das situações-problema, no contexto do ensino CTS. A pesquisa-ação, de natureza qualitativa, foi realizada em conjunto com professores de Ciências (Coletivo de Estudos), de uma Escola da educação básica. Na apreciação dos dados, recorremos à análise textual discursiva. Realizamos intervenções, com o uso de situações-problema, por meio de projetos de ensino, os quais nos possibilitaram conduzir uma formação ampliada com vistas à cidadania, na educação básica, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, foi possível apreender o potencial das situações-problema como recurso didático e pedagógico condizente com as necessidades de promover a alfabetização científica crítica, pautada em dois elementos: alfabetização científica e o pensamento crítico, ambos necessários aos ideais de uma formação crítica e cidadã.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Santana, E., Pinheiro, N., & Freitas, N. (2024). Situações-problema como estratégia mediadora da alfabetização científica crítica. Indagatio Didactica, 16(3), 917-934. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38580
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática