CTS uma abordagem para a alfabetização alimentar e nutricional: o desenvolvimento de uma ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) para a tomada de decisões numa perspectiva crítica
Resumo
Este artigo propõe avançar na alfabetização científica em Educação Alimentar e Nutricional para a sétima série de uma instituição pública da cidade de Cali-Colômbia através de uma Ilha interdisciplinar de racionalidade. Neste caso, o estudo aborda dois eixos: (i) identificação dos aspectos teórico-metodológicos da educação alimentar relevantes para a construção de uma proposta de alfabetização e (ii) Desenho e desenvolvimento de um caso particular de alfabetização em educação alimentar e nutricional. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com estudo de caso. Dentro dos resultados foi possível caracterizar as contribuições teórico-metodológicas relevantes para a alfabetização científica em educação alimentar e nutricional. Além disso, o corpo advindo das atividades realizadas na escola demonstrou evidências de que foi possível trabalhar interdisciplinaridade, através do tema proposto, a partir da construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, na componente curricular de Ciências Naturais. Além disso, verificou-se o desenvolvimento dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica, como autonomia para organização de atividades em grupo e pesquisas, domínio do conteúdo - informações sobre o tema escolhido e suas relações com o cotidiano - realidade, e a comunicação do que foi aprendido em diferentes situações vivenciadas.
Downloads
Referências
Bahamonde, N. (2010). Los modelos de conocimiento científico escolar de un grupo de maestras de educación infantil: un punto de partida para la construcción de “islotes interdisciplinarios de racionalidad” y “razonabilidad” sobre la alimentación humana (Tesis Doctoral). March 2010, 436. http://www.tdx.cat/handle/10803/4720
Bettanin, E. (2003). As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Dissertação de Mestrado, UFSC.
Carabalí, D., & Paz, E. (2017). Diseño curricular coherente del proceso de la nutrición humana. Resources Policy, 7(1), 1–10. https://gain.fas.usda.gov/Recent GAIN Publications/Agricultural Biotechnology Annual_Ottawa_Canada_11-20-2018.pdf%0Ahttps://doi.org/10.1016/j.resourpol.2020101869%0 Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.jenvman.2017.06.039%0Ahttp://www.oecd.org/gov/regulatory-poli
Carabalí, D & Paz, E. (2017). Diseño curricular coherente del proceso de la nutrición humana. (Maestría). Universidad del Valle, Cali, Colombia.
Canales, A., Fuentes, J., & León, C. (2018). Desarrollo y migración: desafíos y oportunidades en los países de América latina y el caribe. Organización de las Naciones Unidas para la alimentación y la agricultura. CELPA.
Díaz, A. y Castro C. (2003). Educación para la vida: De la escuela a la casa. La importancia de la alimentación y la actividad física. Buenos Aires: UNICEF. http://www.unicef. org/argentina/spanish/ar_insumos_educparalavida.pdf
Fourez, G. (1995). A construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das Ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
Fourez, G. (1997ª). Alfabetización Científica Y Tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires- Argentina. Ediciones Colihue.
Fourez, G. (1997b). Qu’ entendre par “îlot de rationalité”? Et par “îlot interdisciplinaire de rationalité”? Aster, 25, 217–225.
Fourez, G. (2003). Crise no ensino de Ciências? Dept “Sciences, Philosophies, Sociétés” Cellulle EMSTES (Enseignement des Mathématiques et des Sciences, Technologies, Ethiques, Société. Facultés Universitaires de Namur B 5000 Namur, Belgium. Investigações em Ensino de Ciências – V8 (2), pp. 109-123.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.
Gallego-Torres, A. P. (2020). La alfabetización científica y tecnológica. La necesidad de evolucionar hacia nuevos modelos. Revista Científica, 38(2), 132. https://revistas.udistrital.edu.co/ index.php/revcie/article/view/16967
Hodson, D. (2003). Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, 25(6), 645–670. https://doi.org/10.1080/09500690305021
Landaeta, M., (2010). Una aproximación al panorama de la seguridad alimentaria y nutricional. Anales de Nutrición en Venezuela. 23, (2). 2.010, p. 65-66
Nehring, C., Silva, C., Trindade, J., Pietrocola, M., Leite, R., Pinheiro, T. (2002). As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de Ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 99- 122.
MEN, M. de E. N. (2004). Estándares Básicos de Competencias en ciencias Naturales y Ciencias Sociales. Estándares Básicos de Competencias., 96–147. www.eduteka.org/pdfdir/ MENEstandaresCienciasSociales2004.pdf%0Ahttp://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles-116042_archivo_pdf3.pdf
Minsalud, M. de S. y de la P. S. (2010). Lineamiento Nacional de Educación Alimentaria y Nutricional. 1–73. https://www.icbf.gov.co/sites/default/files/lineamiento_nacional_de_educacion_alimentaria _y_nutricional_validacion_ctean.pdf
Ministerio de Salud Colombia (2015). Gobierno presenta Encuesta Nacional de Situación Nutricional de Colombia. https://www.minsalud.gov.co/Paginas/Gobierno-presenta-Encuesta-Nacional-de-Situaci%C3%B3nNutricional-de-Colombia-ENSIN-2010.aspx
Ministerio de Agricultura. (2012). Plan Nacional de seguridad Alimentaria y Nutricional https://www.icbf.gov.co/sites/default/files/pnsan.pdf
Organización Mundial de la Salud. (2018). Informe la nutrición mundial-Arrojar luz sobre la nutrición para inspirar nuevas iniciativas. https://www.who.int/nutrition/globalnutritionreport/2018_Global_ Nutrition_Report_Executive_Summary_sp.pdf?ua=1
Pinheiro, G. F., & Maciel, N. A. (2018). Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como proposta articuladora para o ensino de ciências.
Sasseron, L., Carvalho, A. (2011). Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – v.16 (1), pp. 59-77.
Stake, R. (1999). Investigación con estudios de caso. Ediciones Morata. España, Madrid.
Stake, R. (2016). Investigação com estudo de caso. Madrid España: Morata.
Siqueira, J. Bernz; Gaertner, R. (2014). Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. Simpósio Nacional de Ensino e Ciência e Tecnologia (SINECT), 4.
Trindade Souza, J. R. da, Valente, J. A. D. S., Almeida, A. C. P. C. de, & Brito, L. P. de. (2016). Ilhas interdisciplinares de racionalidade no ensino de ciências: uma experiência didática no PARFOR na Ilha do Marajó, Pará, Brasil. Amazônia: Revista de Educação Em Ciências e Matemáticas, 12(24), 85. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3194
Villa, L. (2022). O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (TPACK) na prática docente em ciências naturais : a projeção do TPACK dos formadoresnas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA- Belém. (Tesis Doctoral).
Zambrano, A.; Salazar, T.; Candela, B.; Villa, L. (2013). Las Líneas de Investigación en Educación en Ciencias en Colombia. Revista EDUCyT, v. 7, p. 78–109.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0