O que tem no A do CTSA?: um mapeamento sistemático sobre a contextualização ambiental em produtos educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Brasil)

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Contextualização, Produto educacional, Educação Ambiental

Resumo

A educação científica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) valoriza o desenvolvimento de práticas pedagógicas que enfatizam a contextualização ambiental a fim de mobilizar nos estudantes uma tomada de consciência sustentável. Este artigo tem como objetivo oferecer uma visão geral sobre a inserção dos aspectos socioambientais nos Produtos Educacionais (PE) do ensino de ciências que apresentam a educação CTS/CTSA como eixo teórico-metodológico, por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). O protocolo de mapeamento foi elaborado segundo Falbo (2018) e o corpus de análise foi constituído pelo conjunto de PEs importados do periódico EduCAPES, através de busca sistematizada pela ferramenta BUSCAd. Foram analisados 30 produtos educacionais, publicados no período de 2013 a 2022. A análise possibilitou constatar que há várias nuances trabalhadas na perspectiva ambiental nesses PES e normalmente o meio ambiente é reduzido a seus aspectos naturais. Contudo, foi possível perceber que se tem caminhado em favor de uma contextualização ambiental multidimensional dentro do âmbito do ensino de ciências no Espírito Santo.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Santana, R., Terra, V., & Campos, C. (2024). O que tem no A do CTSA?: um mapeamento sistemático sobre a contextualização ambiental em produtos educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Brasil). Indagatio Didactica, 16(3), 855-876. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38571
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática