Aula de Campo na Planície Aluvionar do Rio Doce no Estado do Espírito Santo/Brasil: Potencialidades para a Formação de Professores na Educação CTS

Palavras-chave: rio Doce, Educação CTS, Formação de professores, Aula de campo, Educação científica

Resumo

Este estudo de caso qualitativo analisou o potencial de uma aula de campo com foco na Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na formação de professores de ciências. A intervenção foi realizada na planície aluvionar do Rio Doce em Colatina/ES, envolveu professores em formação continuada e teve como foco a análise da qualidade da água do rio. Os resultados indicam alta potencialidade de replicabilidade da prática pedagógica, com os participantes identificando aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais durante a atividade. A interdisciplinaridade e a contextualização socioambiental, com foco no crime ambiental do rompimento da barragem de Mariana/MG, foram aspectos relevantes da experiência. A pesquisa conclui que as aulas de campo com enfoque CTS são relevantes para a formação de professores, pois promovem uma experiência de aprendizado significativa e contextualizada, preparando-os para implementar práticas semelhantes em seus contextos escolares. Essa abordagem contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos impactos da ciência, da tecnologia e da sociedade no meio ambiente.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Santana, R., Krüger, J., Roldi, M., Terra, V., & Campos, C. (2024). Aula de Campo na Planície Aluvionar do Rio Doce no Estado do Espírito Santo/Brasil: Potencialidades para a Formação de Professores na Educação CTS. Indagatio Didactica, 16(3), 837-854. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38565
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática