Concepções de um professor de química sobre o ensino CTSA manifestadas na elaboração de uma sequência de ensino

  • Terezinha Iolanda Ayres-Pereira Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7476-5108
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Instituto de Química, Universidade de São Paulo, USP
  • Míriam Possar do Carmo GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química, Universidade de São Paulo, USP
Palavras-chave: Ensino de Química, Formação continuada de professores, Contextualização, Ensino CTSA, Processo de Reflexão Orientada

Resumo

Analisamos, neste trabalho, as concepções sobre contextualização e abordagem CTSA externadas por um professor de Química do Ensino Médio, em uma escola pública de uma comunidade rural do interior de São Paulo, participante de uma ação formativa baseada no Processo de Reflexão Orientada (PRO). O professor elaborou e aplicou e uma sequência de ensino, com abordagem CTSA. Para identificar suas concepções sobre contextualização e ensino CTSA utilizamos questões de respostas abertas, às quais o professor se expressou livremente e também utilizamos as manifestações presentes nas construções que elaborou durante o processo de produção da sequência. As análises sobre as visões do professor foram feitas com base nas categorias de contextualização criadas em nosso grupo e revistas por um dos autores (TIAP). As concepções manifestadas no processo de elaboração foram comparadas com as que externou no processo reflexivo. Os resultados evidenciam que o professor apresentava concepções prévias limitadas sobre essa abordagem, com foco no conhecimento científico e, no decorrer do PRO, percebeu essas limitações e buscou revê-las, manifestando o caráter relacional dessa abordagem. Nesse processo foram significativos os espaços de reflexão oferecidos pela pesquisadora, o aprofundamento de conhecimentos sobre o ensino CTSA e a vivência do professor ao organizar uma sequência autoral.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Ayres-Pereira, T., Marcondes, M., & do Carmo, M. (2024). Concepções de um professor de química sobre o ensino CTSA manifestadas na elaboração de uma sequência de ensino. Indagatio Didactica, 16(3), 801-818. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38559
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática