Educação CTS e Risco - possíveis aproximações em materiais produzidos por licenciandos de Química

Palavras-chave: Risco Sociológico, Programa Residência Pedagógica, Educação em Ciências, Formação de Professor

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a inserção do risco em aulas de química para o Ensino Médio, sob a perspectiva da Educação CTS. As propostas didáticas foram elaboradas por três grupos de estudantes do curso de Licenciatura em Química vinculados ao Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade de Brasília. Professores e estudantes discutiram reiteradamente os planos de aulas dessas propostas antes delas serem desenvolvidas em contexto de sala de aula. Nesse manuscrito, foram objeto de investigação uma avaliação realizada pelos grupos de alunos sob o alcance teórico das propostas e alguns planos de aula, utilizando-se da metodologia Análise Textual Discursiva. Pode-se dizer que a inserção do risco foi contemplada nos planos de aula como um aspecto favorável a discussões e reflexões das relações CTS. Além disso, a compreensão da tríade conhecimento, valores e atividade no trabalho com o risco mostrou-se importante aliada na formação dos envolvidos, ressignificando o papel e os limites da ciência e da tecnologia. Apesar dos avanços das propostas didáticas, identificamos nos estudantes dificuldade em romper com aulas centradas em conteúdos descontextualizados. Estas aulas, tão comuns ao modelo tradicional de ensino de ciências, não atendem a necessidade de se pensar e debater, minimamente, a sociedade atual e os riscos decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Miranda, D., Machado, P., & Cortez, J. (2024). Educação CTS e Risco - possíveis aproximações em materiais produzidos por licenciandos de Química. Indagatio Didactica, 16(3), 769-786. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38553
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática