A aprendizagem baseada em problemas como estratégia de construção de saberes para o desenvolvimento de hábitos alimentares

Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, planejamento reverso, alimentação saudável

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de uma oficina realizada em um evento estudantil destinado aos alunos do Ensino Médio em uma escola da rede estadual no município de Duque de Caxias – Rio de Janeiro / Brasil. Além disso, também buscamos demonstrar que o planejamento reverso pode ser um bom aliado para a organização do ensino e que o método da aprendizagem baseada em problemas possibilita a promoção de uma aprendizagem significativa ao estudante. Os alunos foram divididos em grupos para a realização das atividades propostas durante a oficina, a saber: a. A produção de um mapa mental com os conceitos que envolvem a alimentação saudável, b. Debate aberto para a troca de significado acerca dos conceitos apresentados, c. Leitura e debate sobre uma situação problema apresentada pela docente versando sobre a temática alimentação, d. Elaboração e apresentação de um relatório com propostas de soluções para o problema apresentado na situação problema, e. Elaboração de uma receita com o reaproveitamento de alguma parte de alimento que seria descartado f. Apresentação das receitas produzidas pelos grupos e g. Fechamento da oficina com o registro de cada grupo sobre a experiência e aprendizagens através da dinâmica realizada na oficina. Como resultado, foi possível contribuir para formação de estudantes conscientes e reflexivos acerca da importância da adoção de bons hábitos alimentares e que isto poderá impactar positivamente no funcionamento do seu organismo como um todo.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
do Amaral, J., & de Barros, M. (2024). A aprendizagem baseada em problemas como estratégia de construção de saberes para o desenvolvimento de hábitos alimentares. Indagatio Didactica, 16(3), 735-752. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38547
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática