Um Olhar Abrangente sobre as Formações Continuadas em Educação CTS no Brasil de 2012-2021

Palavras-chave: capacitação de professores, ensino, disseminação CTS

Resumo

Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre a formação continuada com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). Para tanto, foram analisadas teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2012 a 2021. O objetivo foi analisar o perfil das pesquisas que investigam a formação continuada com abordagem CTS. Dessa maneira, buscou-se identificar o panorama das publicações, os sujeitos participantes das pesquisas e áreas abordadas, bem como os objetivos dos estudos a coleta de dados e incidência de formação continuada com abordagem CTS nas regiões brasileiras. Os critérios de inclusão foram definidos como “abordagem CTS” e/ou “abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade”, e “formação continuada”. Enquanto ao período estipulado, foi de 2012 a 2021. Os resultados obtidos contribuíram para traçar um perfil dos estudos sobre formação continuada com a abordagem CTS, permitindo uma visão mais clara sobre suas aplicações no contexto educacional.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Auler, D., & Delizoicov, D. (2018). Ensinando ciências: investigando práticas educativas no ensino de ciências. Cengage Learning.
BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência e educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2015.
Candau, V. M. (2020). História das ideias sobre a formação continuada de professores. Revista Educação e Linguagens, 9(18), 10-28.
Costa, A. P., Neri de Souza, F., Loureiro, M. J., & Reis, L. P. (2015). Análise de Interações Focada na Colaboração e Cooperação do Modelo 4C. Revista Lusófona de Educação, 29, 31-51. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5093
Biggs, J. (1999). Teaching for quality learning at university. Open University Press.
Borralho, A., Cid, M., & Fialho, I. (2019). Avaliação das (para as) aprendizagens: das questões teóricas às práticas de sala de aula. In M. I. Ortigão, D. Fernandes, T. Pereira & L. Santos (Orgs.), Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (pp. 219-240). CRV.
Botelho, L. L. R., Cunha, K. I. M., & Macedo, M. M. (2011). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, 20(1), 129-132.
Nordenbo, S. E. (2009). The Definition of a Systematic Review. Danish Clearinghouse for Educational Research, 22.
Prada, N. (2010). A evolução do conceito de formação continuada de professores. Revista Prática Docente, 2(1), 15-27.
Ribeiro, M. T., Santos, A. A., & Prudêncio, M. R. (2020). Formação de professores na perspectiva CTS. Educação em Foco, 23(3), 11-28.
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). The “Cycle” of Research in Science Education: From Investigations to Knowledge Building. Science Education, 86(4), 535-557.
Tenreiro, V. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação cts: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 191-211, 2005.
Zawacki-Richter, O., Kerres, M., Bedenlier, S., Bond, M., Buntins, K., & Schneckenberg, D. (2020). Mapping Research in Online and Blended Learning in Education: A systematic review of reviews. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 17(1), 3.
Publicado
2024-11-28
Como Citar
de Sousa, P., de Almeida, V., Fredrych, T., Rodrigues, F., Oliveira, E., Del Pino, J., & Guerra, C. (2024). Um Olhar Abrangente sobre as Formações Continuadas em Educação CTS no Brasil de 2012-2021. Indagatio Didactica, 16(3), 719-734. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38541
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática