Pensamento Crítico e orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em aulas de Ciências: que problemática social emerge da voz de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental?
Resumo
As intensas transformações e problemáticas que permeiam a sociedade atual tornam imperioso fomentar uma educação crítica e emancipadora, que problematize as implicações e inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, ao mesmo tempo em que demandam as capacidades de Pensamento Crítico (PC) desde os anos iniciais da escolaridade. Diante da importância de orientar o ensino a partir de assuntos do interesse e da realidade dos estudantes, este trabalho objetivou investigar quais problemáticas emergem da fala de estudantes de uma turma de 4º ano do ensino fundamental I de uma escola pública localizada no estado do Paraná, Brasil. Foi realizada entrevista semiestruturada com 18 estudantes. Na análise das entrevistas, a questão do lixo foi a problemática mais frequente: os estudantes reconhecem situações problemáticas de sua realidade, bem como consequências e possibilidades de minimizá-las ou propor direcionamentos para a resolução das situações mencionadas. A entrevista possibilitou que os estudantes se sentissem à vontade para se expressar e refletir a respeito daquilo que os incomoda, bem como de suas percepções sobre a realidade do lugar em que vivem. O instrumento é potente para pensar como agir diante das diferentes situações que os envolvem, ou seja, como potencializador de PC e do reconhecimento da problemática socioambiental.
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