O que apontam as pesquisas com enfoque no ensino de ciências e Ciência-Tecnologia-Sociedade sobre questões de gênero?

Palavras-chave: Educação CTS, Mulheres na Ciência-Tecnologia, Gênero Feminino, Estereótipos, Ensino de Ciências

Resumo

Diante de muitos discursos edificados em contextos históricos, políticos e culturais, as mulheres encontram diversas barreiras no coletivo social. Tendo isso em vista, buscamos analisar como são abordadas as questões do gênero, especialmente o feminino, nos estudos com foco em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), conforme evidenciado nas publicações de pesquisas em anais de eventos de Ensino de Ciências e CTS. O corpus de análise é composto por trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Seminário Ibero-americano CTS e Simpósio Nacional de Ensino de Física. Para a metodologia de análise, seguimos os pressupostos da Análise Textual Discursiva, da qual emergiram quatro categorias: 1) Construção de estereótipos de gênero: entre obstáculos e preconceitos enfrentados; 2) Questões de gênero e educação científico-tecnológica; 3) Concepções equivocadas e definições de gênero; e 4) Desafios sociais enfrentados pela figura feminina: superando estereótipos em busca da igualdade. Com isso, do desenvolvimento da pesquisa emergiram dois fatores: a palavra gênero, relacionada às questões de sexualidade tanto pela gestão escolar, como pelos/as estudantes; outra questão, é a falta de trabalhos que discutem frente as contribuições femininas para o desenvolvimento Ciência-Tecnologia, sendo necessário uma ampliação e readequação para abordar por meio de uma Educação CTS a inserção feminina no meio acadêmico e profissional, sem limitações e adversidades.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Konzen, A., Martins, L., Hendges, A., & dos Santos, R. (2024). O que apontam as pesquisas com enfoque no ensino de ciências e Ciência-Tecnologia-Sociedade sobre questões de gênero?. Indagatio Didactica, 16(3), 659-676. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38532
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática