Mobilização do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade e das Questões Sociocientíficas sob lentes Freireanas na relação estabelecida entre universidade-escola
Resumo
Apresentamos uma pesquisa realizada no contexto brasileiro inserida no projeto “Futurando com ciência”, cujas ações desenvolvidas no ambiente escolar estavam centradas na discussão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 que discute aspectos relativos à ação climática em nível local e global. Nosso objetivo foi analisar o processo de colaboração estabelecido entre universidade e escola de Educação Básica no contexto do planejamento e desenvolvimento de ações escolares da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA). Por meio do referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD), discorremos sobre aspectos históricos, culturais, sociais e políticos das mudanças climáticas, e articulamos esta discussão com a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), as Questões Sociocientíficas (QSC) e a educação popular no contexto da NEJA. Os resultados e as discussões consideraram falas de professores e alunos da escola básica e da universidade que são analisadas sob lentes das categorias analíticas da intertextualidade, da representação de eventos e atores sociais e da modalidade, buscando ressaltar o processo que nos levou à identificação da situação limite que surgiu na busca temática. As considerações finais destacam a potencialidade de se trabalhar as QSC e a perspectiva CTS, sobretudo ao enfatizarmos os efeitos da busca genuína pelo tema gerador, em um processo que significou o tema das mudanças climáticas na transformação dos sujeitos, sejam eles educadores ou educandos.
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