Uma abordagem CTS da História da Ciência como potencial para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico na Escola Básica
Resumo
Este estudo teve o objetivo de caracterizar a praticidade e a efetividade de uma proposta de ensino CTS, a partir da abordagem da História da Ciência para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico e aquisição de conhecimentos científicos. Ao considerar a Alfabetização Científico-Tecnológica, enquanto finalidade da Educação Científica, esse processo no ensino pode ser realizado pela orientação CTS, baseada na abordagem do conhecimento científico pela componente histórica e de capacidades a partir do Pensamento Crítico. Para a pesquisa de caráter qualitativo foi construída uma proposta de ensino implementada com estudantes da 1.ª série do Ensino Médio, de uma escola pública brasileira, em colaboração com licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Sergipe, integrantes do Projeto de Apoio Pedagógico Licenciandos na Escola. A partir da metodologia de Design Based Research foi possível analisar o contexto, planejar, desenvolver e implementar a proposta de ensino CTS, a partir da qual foram produzidos dados, que ao serem interpretados pela técnica de Análise de Conteúdo, evidenciam momentos nos quais os estudantes realizaram a associação das informações com o contexto sócio-histórico, a análise e explicação do conhecimento a partir das concepções assumidas e a problematização do conhecimento científico a partir do contexto sócio-histórico. Assim, o estudo revela a compreensão da Ciência como empreendimento humano em construção, que se desenvolve em meio à mobilização de capacidades como decidir sobre uma ação e analisar argumentos. Estas propostas de ensino intencionais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma educação de qualidade em escolas públicas.
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