Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos: um panorama sobre as pesquisas brasileiras
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das pesquisas brasileiras sobre a Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos (LD). Trata-se de um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida num Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade do Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Salienta-se que para alcançar o objetivo proposto, produziu-se o corpus da pesquisa mapeando os trabalhos já defendidos e disponibilizados nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Portal de Periódicos da CAPES. Ademais, destaca-se que a Educação CTS, nos moldes que é concebida, atualmente, tem sua origem no chamado movimento CTS, ocorrido na Europa e na América do Norte, no início da década de 1960. Esse movimento foi estabelecido por meio da organização de categorizações, e que neste trabalho terá como base as categorias que emergem dos estudos de Aikenhead (1994). Os objetivos propostos da Educação CTS possibilitam que o ensino possa desenvolver ações metodológicas em conjunto com os LD para que se tenha uma formação de cidadãos críticos e reflexivos perante a sociedade. Pode-se concluir que a maioria dos livros didáticos utilizados no Brasil aborda em diferentes momentos a relação CTS, tanto por meio da valorização das questões dos avanços da ciência e da tecnologia e dos seus impactos na sociedade, quanto pelo resgate dos problemas ambientais, culturais e sociais envolvidos com os conteúdos científicos.
Downloads
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0