Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos: um panorama sobre as pesquisas brasileiras

Palavras-chave: Educação CTS, Livro Didático, Educação Básica, BNCC

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama das pesquisas brasileiras sobre a Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos (LD). Trata-se de um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida num Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade do Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Salienta-se que para alcançar o objetivo proposto, produziu-se o corpus da pesquisa mapeando os trabalhos já defendidos e disponibilizados nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Portal de Periódicos da CAPES. Ademais, destaca-se que a Educação CTS, nos moldes que é concebida, atualmente, tem sua origem no chamado movimento CTS, ocorrido na Europa e na América do Norte, no início da década de 1960. Esse movimento foi estabelecido por meio da organização de categorizações, e que neste trabalho terá como base as categorias que emergem dos estudos de Aikenhead (1994). Os objetivos propostos da Educação CTS possibilitam que o ensino possa desenvolver ações metodológicas em conjunto com os LD para que se tenha uma formação de cidadãos críticos e reflexivos perante a sociedade. Pode-se concluir que a maioria dos livros didáticos utilizados no Brasil aborda em diferentes momentos a relação CTS, tanto por meio da valorização das questões dos avanços da ciência e da tecnologia e dos seus impactos na sociedade, quanto pelo resgate dos problemas ambientais, culturais e sociais envolvidos com os conteúdos científicos.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
de Vargas, V., Meyer, V., de Sousa, F., Cortez, J., Fumeiro, C., Herber, J., Oliveira, E., & Del Pino, J. (2024). Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos livros didáticos: um panorama sobre as pesquisas brasileiras. Indagatio Didactica, 16(3), 569-582. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38517
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática