Ciência, Tecnologia e Sociedade na Extensão Universitária: análise dos projetos extensionistas no campus Lagoa do Sino da UFSCar
Resumo
A extensão universitária desempenha um papel essencial na interação entre universidade e sociedade, promovendo o desenvolvimento regional, o empoderamento das comunidades desfavorecidas e a adaptação às demandas contemporâneas. Este estudo investiga as atividades de extensão em um campus da Universidade Federal de São Carlos, situado em uma região agrícola com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. A análise enfoca os projetos de extensão realizados entre 2014 e 2021, examinando suas áreas temáticas, características e integração com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A extensão universitária, historicamente centrada no modelo assistencialista, é analisada à luz das contribuições de Paulo Freire e da perspectiva CTS, visando traçar perspectivas para uma prática educativa mais participativa, inclusiva e transformadora. Os resultados revelam que, entre 2014 e 2021, o campus Lagoa do Sino registrou um total de 336 projetos de extensão, distribuídos em oito áreas temáticas. Observa-se que áreas como Ciências Agrárias e Multidisciplinar lideram em número de projetos, refletindo o contexto do campus. Uma parcela significativa de projetos que não incluem a comunidade local sugere a necessidade de fortalecer o compromisso da extensão com a sociedade. Evidencia-se que alguns projetos estão bastante alinhados aos princípios CTS e à visão de uma educação libertadora proposta por Freire, não sendo, contudo, a norma. Essa reflexão aponta para a importância de uma visão extensionista verdadeiramente engajada e emancipatória, capaz de enfrentar os desafios reais da região e promover mudanças sociais significativas.
Downloads
Referências
Araújo Matos, A. P., & Zuin, L. F. S. (2022). A tríade ensino-pesquisa-extensão nas universidades públicas brasileiras sob o olhar CTS. A perspectiva de Renato Dagnino sobre a relação universidade-sociedade. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, 17(50), 65-83. https://www.redalyc.org/journal/924/92474727004/html/
Bazzo, W. A. (1998). Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Ed. da UFSC.
Bazzo, W. A. & Colombo, C. R. (2001). Educação tecnológica contextualizada: ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Revista de Ensino de Engenharia, 20(1), 9-16.
Carbonari, M. E. E., & Pereira, A. C. (2007). A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, 10(10), 23-28.
Carvalho, T. R. D., & Lopes, N. C. (2021). Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), 27, 1-19. https://doi.org/10.1590/1516-731320210030
Chassot, A. (2011). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (5ª ed). Ed. Unijuí.
Chesani, F. H., Wachholz, L. B., de Oliveira, M. A. M., da Silva, C., Luz, M. E., Fabris, F. A., & Engel, B. (2017). A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da universidade. Revista Conexão UEPG, 13(3), 452-461.https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0008
Dagnino, R. (2009). Tecnologia social. Ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: UNICAMP.
Dagnino, R. (2014). Tecnologia social. Contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande: EDUEPB.
Dagnino, R. (2019). Tecnociência solidária. Um manual estratégico. Marília: Lutas Anticapital.
Delizoicov, D. (2005). Resultados da pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 22(3), 364-378. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6376
Deus, S. D. F. B. (2018). A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, 25(3), 624-633. https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8567
Farias, M. C. M., Soares, L. R., & Farias, M. M. (2010). Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações. Revista Em Extensão, 9(1), 11-18. https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20564
Fernandes, M. C., Silva, L. M. S. D., Machado, A. L. G., & Moreira, T. M. M. (2012). University and university extension: the view of the residents from surrounding communities. Educação em Revista, 28, 169-194. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007
Floriano, M. D. P., Matta, I. B., Monteblanco, F. L., & Zuliani, A. L. B. (2019). Extensão universitária e desenvolvimento regional: uma discussão pela perspectiva da comunidade. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 13(1), 22-44. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17969
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (2001). Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (2010). Regimento. (Aprovado em 26 de novembro de 2010). http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=34&Itemid=18
Freire, Paulo (1983). Extensão ou comunicação? (8ª. Ed). Editora Paz e Terra.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17ª. Ed). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (2014). Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra.
Gadotti, M. (2017). Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire.
Gil, A. C. (1996). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Lopes, N. C. (2023). Raça, classe e gênero na educação em ciência, tecnologia e sociedade: percursos e possibilidades formativas na extensão como comunicação. Revista Educação, Cultura e Sociedade, 13(1), 38-52. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11702
Matos, A. P. A, & Zuin, L. F. S. (2022). A tríade ensino-pesquisa-extensão nas universidades públicas brasileiras sob o olhar CTS. A perspectiva de Renato Dagnino sobre a relação universidade-sociedade. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, 17(50), 65-83. https://www.revistacts.net/wp-content/uploads/2022/07/03Matos.pdf
Moreira, L. M. (2021). Desafios da educação em ciências no ensino superior: articulações entre ensino, pesquisa e extensão universitária. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, 2(1), 85-100. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/163
Morin, E. (2014). Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora.
Oliveira, F., & Goulart, P. M. (2015). Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Revista Ciência em Extensão, 11(3), 8-27. https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1225
Oliveira, M.C.D.; Von Linsingen, I. (2019) Educação CTS e implicações da ciência e tecnologia na educação: reflexões acerca da educação CTS latino-americana a partir do grupo de pesquisa DiCiTE da UFSC. In: Cassiani, S.; Von Linsingen, I. (Orgs.) Resistir, (Re)existir e (Re)inventar a educação científica e tecnológica. (pp. 178-193). Florianópolis: UFSC/CED/NUP.
Rocha, R. M. G. (2001). A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In Nogueira, M. D. D. P., & Faria, D. S. D. Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. (pp. 13-29). Brasília: Universidade de Brasília.
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, 1(1), 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351
Santos, B. S. (1989). Da ideia de Universidade à Universidade de ideias. Revista crítica de ciências sociais, (27-28), 11-62.
Santos, J. H. S., Rocha, B. F., & Passaglio, K. T. (2016). Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23-28. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087
Serrano, R. M. S. M. (2011). Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Extelar Grupo de pesquisa em extensão popular.
Silva, W. P. (2020). Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491
Velho, L. (2011). Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, 13(26), 128-153. https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/20008.
Taylor, S. & Bodgan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados (1. ed.). Barcelona: Grupo Planeta.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0