Enquadramento CTS e competência em argumentação: dificuldades identificadas em professores na formação inicial de Processos de Saúde com avaliação 360º

Palavras-chave: Educação CTS, Argumentação científica, Avaliação 360º, Professores em Formação Inicial, Processos de Saúde

Resumo

Atendendo aos propósitos comuns do movimento CTS e ao desenvolvimento da competência em argumentação, um estudo anterior mostrou a concepção e aplicação de uma proposta de formação para o desenvolvimento desta prática científica em professores em formação inicial da especialidade em Processos de Saúde. Uma avaliação pré/pós indicou melhoria, tanto na seleção de evidências e justificativas, quanto na elaboração de conclusões, para a atividade de argumentação levantada em torno da alimentação, como contexto de trabalho. Como continuação do estudo, este trabalho mostra as dificuldades apresentadas na identificação de evidências e justificativas através da análise de uma avaliação 360º, utilizando uma rubrica desenhada para a atividade de argumentação proposta. Assim, tanto para as evidências quanto para as justificativas, ambos os elementos foram identificados em uma argumentação, mas não foram adequadamente avaliados pela aplicação do instrumento de avaliação. Da mesma forma, esses elementos foram confundidos, tanto entre si quanto com a conclusão. Em particular, também identificaram provas inadequadas, além de confundi-las com outros elementos secundários do argumento. Há também o caso de professores em formação inicial que não identificam a justificativa. Apesar disso, observa-se uma melhoria geral na identificação desses elementos à medida que o PFI da amostra passa pelas modalidades de autoavaliação e diferentes rodadas de coavaliação, em comparação com a heteroavaliação do professor.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Crespo-Gómez, J., & Lupión-Cobos, T. (2024). Enquadramento CTS e competência em argumentação: dificuldades identificadas em professores na formação inicial de Processos de Saúde com avaliação 360º. Indagatio Didactica, 16(3), 509-530. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38505
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática