Um olhar atento aos fármacos, via CTS

Palavras-chave: Fármacos, CTS, Ensino de Ciências, ODS 4

Resumo

No Ensino de Química busca-se construir atividades didáticas pedagógicas a partir de temas que possam contribuir de forma significativa na aprendizagem dos alunos. A identificação desse tema é feita a partir de elementos do processo de investigação temática, que surge através de situações problemas do cotidiano dos discentes. Nesta pesquisa, se assumiu o trabalho com o tema motivador “Fármacos”, com o objetivo de avaliar uma sequência didática para o Ensino de Química, utilizando esse tema aliado à abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Quanto à abordagem, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, e para tal utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, seguido da aplicação de uma sequência didática em quatro momentos e a elaboração de uma charge pelos alunos. Os resultados indicaram que a temática de fármacos sugere ser um tema pertinente nas aulas de Química, atribuindo-lhe uma importante função social e contribuindo para a alfabetização em ciência e tecnologia, possibilitando os alunos a assumir uma cidadania mais ativa.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
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Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática