Impactos ambientais nas cidades: uma sequência de atividades CTS no Ensino Fundamental
Resumo
No presente artigo, apresentamos um conjunto de atividades realizadas com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental fundamentadas no enfoque CTS e na Educação Ambiental Crítica, cujo tema principal foi a diferenciação entre efeito estufa e aquecimento global, compreendendo as suas causas, com enfoque nos riscos da ação humana para o ambiente. Estas atividades envolveram histórias em quadrinhos, experimentos e a construção de um painel representando uma cidade sustentável. Os resultados obtidos com tais atividades são expostos por meio de uma análise de conteúdo qualitativa baseada em registros escritos e de uma comparação entre os painéis produzidos por cada grupo de alunos. O trabalho enfatizou a necessidade de discutir a crise ambiental abordando o conteúdo científico integrado com o contexto social, visando formar cidadãos capazes de tomar decisões, debater os problemas ambientais e atuar politicamente na construção de cidades sustentáveis. Além disso, apontou o benefício de se trabalhar com uma sequência contínua de atividades relacionadas entre si que possibilite ao professor avaliar a mudança das concepções dos alunos no decorrer dos meses, como foi observado neste trabalho com o desenvolvimento gradual na compreensão e distinção das causas e consequências do efeito estufa e do aquecimento global.
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