A abordagem CTS: uma perspectiva a ser incluída nas propostas de formação de professores

  • Marlei Dambros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC & Pedagoga na Uniersidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Lucélia Peron Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC & Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Palavras-chave: Contemporaneidade, atuais estudantes, formação de professores, perspectiva CTS

Resumo

Neste momento, em que os inúmeros artefatos tecnocientíficos produzem efeitos tão intensos nas nossas vidas, temos a necessidade de construir um novo perfil de educação, que assuma a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade como elemento essencial no processo de formação humana. Diante disso, este texto tem o objetivo de analisar como a perspectiva CTS pode contribuir para os processos de formação de professores, considerando o perfil da sociedade contemporânea e o perfil dos atuais estudantes, ambos marcados pela hiperconexão global. Os resultados indicam que os atuais estudantes estão se constituindo como seres humanos digitais em função da íntima, profunda e intensa relação que estabelecem com os inúmeros artefatos tecnológicos e que esses novos corpos e subjetividades não estão em sintonia com o funcionamento da educação, que tem permanecido imutável num mundo que se move aceleradamente. Também pudemos perceber que as atuais propostas de formação de professores não têm sido adequadas e nem têm preparado adequadamente esses profissionais para enfrentar a complexidade dos desafios educacionais da contemporaneidade. Ainda, os pressupostos da abordagem CTS se mostram como uma possibilidade para propiciar mudanças substanciais nas concepções de currículo, ensino, aprendizagem e nos processos formativos dos professores, além de incentivar espaços de reflexão crítica sobre os efeitos do desenvolvimento tecnocientífico na sociedade, nas práticas educacionais e na função social da educação, neste início do século XXI.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Dambros, M., Peron, L., & Bazzo, W. (2024). A abordagem CTS: uma perspectiva a ser incluída nas propostas de formação de professores. Indagatio Didactica, 16(3), 455-470. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38496
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática