Feira de Ciências e Educação CTS: desafios enfrentados por professores no trabalho com temas sociocientíficos controversos na escola
Resumo
Esta pesquisa investigou as contribuições de uma Feira de Ciências (FC) com temáticas sociocientíficas controversas no questionamento do negacionismo da ciência. A atividade foi realizada em uma escola pública da cidade de Uberaba-MG, Brasil, tendo como público alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 15 anos. A pesquisa contou com três momentos: (I) o preparo docente no planejamento e construção de uma FC, (II) o trabalho didático-pedagógico com os alunos na construção da FC na escola, (III) a realização da FC pelos alunos. Para este artigo, realizamos um recorte da pesquisa discutindo o preparo de 21 professores para o pensar e realizar a FC, suas preocupações e dificuldades - momento (I). Com uma abordagem qualitativa, de tipologia pesquisa participante, os dados foram construídos junto aos professores, sendo analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram medos e angústias dos professores em trabalhar com temas sociocientíficos controversos na escola, em especial com crianças e pré-adolescentes, afirmando que o curso de formação foi essencial para superar a insegurança de adentrar em um terreno de discussões abertas e polêmicas, como são as temáticas controversas. Esta constatação deixou evidente a importância da aproximação Escola-Universidade, no sentido da promoção de uma formação contínuada aos professores. Por outro lado, também constatamos que uma parcela dos professores estava bastante ansiosa e motivada com a possibilidade de discutir temas controversos com os alunos e realizar a FC na escola, o que permitiria contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos.
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