Desconstruindo estereótipos: prática docente e educação CTS na abordagem ao sexismo em brinquedos escolares
Resumo
Este trabalho, que faz parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento, explora a desconstrução de estereótipos de gênero na Educação Infantil, com foco na prática docente e na Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) relacionada ao sexismo em brinquedos escolares. O objetivo deste artigo é discutir o papel dos professores no planejamento e implementação de situações pedagógicas que combatam o sexismo relacionado aos brinquedos, oferecidos às crianças da Educação Infantil, com uma abordagem centrada na educação CTS. Este estudo baseia-se na pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para a pesquisa de campo foram realizadas entrevistas abertas com três professoras da Educação Infantil, atuantes em instituições públicas de ensino na região do ABC Paulista. Após a transcrição das entrevistas, foi realizada a analise temática critica e notamos que algumas evidenciaram memórias relacionadas a diferentes práticas docentes voltadas ao combate do sexismo. A análise dos resultados destacou que as práticas docentes e a Educação CTS são essenciais para combater o sexismo em brinquedos escolares. Identificou-se a importância de brincadeiras livres e não estereotipadas para o desenvolvimento infantil, enfrentando a resistência de alguns pais. A escola deve rever sua função social para promover a inclusão e combater discriminações, criando um ambiente educativo mais inclusivo e crítico.
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