Um panorama sobre CTS, interdisciplinaridade e metodologias ativas na percepção dos professores
Resumo
Nas últimas décadas a abordagem tradicional focada na memorização e resolução de exercícios vem sendo criticada, aparecendo como opções frente ao panorama tradicional de ensino a educação CTS e a interdisciplinaridade, assim como as metodologias ativas de aprendizagem. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar, em um contexto multirreferencial, as percepções dos docentes sobre o desenvolvimento de práticas interdisciplinares, baseadas no ensino CTS com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho foi classificado como uma pesquisa de estudo de caso, se tratando de pesquisa qualitativa descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, e teve como participantes professores que atuam em sala de aula na área de Ciências da Natureza e Matemática. Os dados apontaram que a relação entre o ensino CTS, a interdisciplinaridade e as metodologias ativas de aprendizagem podem vir a ser bastante frutíferas para o aluno e a escola em geral, caso o professor saiba trabalhar com eles, e que para isso esse profissional precisará ter uma boa formação inicial. Os dados apontam para potenciais fragilidades a este nível, uma vez que todos os entrevistados informaram ter contato com essas discussões apenas nas suas formações continuadas.
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