Educação Ambiental, Educação CTSA e Perspectiva Freireana: releituras para uma interface humanizadora

Palavras-chave: Educação em Ciências, Articulação Freire-CTSA-EA, Pensamento Freireano, Interface humanizadora

Resumo

Este artigo aborda os elementos fundamentais da interface entre Educação Ambiental (EA), Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Perspectiva Freireana no contexto da Educação em Ciências no Brasil. Para tanto, parte de dois movimentos analíticos mutuamente complementares: uma aproximação teórica, aprofundando em trabalhos e obras de autores cujas ideias balizam as discussões existentes nos campos investigados; e uma aproximação empírica, caracterizada pela análise e legitimação de dimensões de ciência, tecnologia, sociedade e natureza amalgamadas às reflexões político-pedagógicas de Paulo Freire, considerando três momentos indissociáveis da vida e obra do autor: a) o seu nascimento e desenvolvimento em solo recifense (1921-1964), em que se analisou a obra Educação e Atualidade Brasileira; b) a sua saída do Brasil devido à instauração do golpe civil-militar e suas vivências internacionais (1964-1979), em que se analisou a obra Pedagogia do Oprimido e; c) seu retorno ao Brasil num contexto democrático até a sua morte (1979-1997), em que se analisou a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. A investigação empreendida contou com a Análise Textual Discursiva (ATD) e com o exercício epistemológico de compreensão e explicação das criações culturais. Os resultados apontam para a presença de dimensões científico-tecnológicas e socioambientais no pensamento freireano que contribuíram para a emergência de uma interface humanizadora denominada Freire-CTSA-EA, a qual se anuncia pautada em três elementos fundamentais e indissociáveis: a) Visões de mundo e valores socioambientais; b) Lugares e contextos sociais de formação compartilhada e; c) Saberes e práticas insurgentes.

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Biografia do Autor

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia (UFBA)



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Publicado
2024-11-28
Como Citar
da Luz, R., & de Almeida, R. (2024). Educação Ambiental, Educação CTSA e Perspectiva Freireana: releituras para uma interface humanizadora. Indagatio Didactica, 16(3), 331-348. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38475
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática