Educação CTS no Brasil: da BNCC à Implementação do Novo Ensino Médio
Resumo
Após a publicação da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, implementa-se de forma oficial no Brasil, o Novo Ensino Médio. Neste artigo, objetivamos analisar as relações entre a Educação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e as orientações para o ensino das Ciências da Natureza, presentes nos principais documentos que balizam a implementação desses novos currículos na Educação Básica. Para desvelar tais relações, realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental (Gerhardt & Silveira, 2009), tendo como corpus de pesquisa a BNCC e os Referenciais Curriculares Estaduais. Nesses documentos procuramos identificar, por meio de Análise Textual Discursiva, quais pontos aproximam-se ou distanciam-se da Educação CTS e das proposições da abordagem CTS no ensino das ciências. Conforme nossos referenciais teóricos, a Educação CTS visa promover a alfabetização científica e tecnológica dos educandos, desenvolvendo neles, a capacidade de tomar decisões éticas e responsáveis diante das questões que envolvem a ciência e a tecnologia nos diferentes contextos sociais, culturais e econômicos. Após esse estudo foi possível identificar pontos de aproximação como a valorização da interdisciplinaridade e da contextualização nos currículos e pontos de distanciamento, como a pouca valorização da história das ciências e uma escassa abordagem do verdadeiro papel da ciência e da tecnologia junto às questões sociais.
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