Conteúdo sobre gênero em produções textuais de estudantes do 1º ano do ensino médio: olhares a partir da Educação CTS

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Relações de Gênero, Determinismo Biológico, Participação Social

Resumo

Este estudo objetivou analisar nas produções textuais de estudantes, desenvolvidas no contexto de um projeto de ensino, o conteúdo abordado sobre gênero, a partir de suas relações com aspectos científicos, sociais e tecnológicos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa documental, referenciada pelos pressupostos da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e dos estudos de gênero. O corpus da pesquisa foram textos e infográficos sobre a temática do gênero produzidos por 21 grupos de estudantes do 1º ano do Ensino Médio em um Instituto Federal de Educação no Brasil. As produções foram submetidas à Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os estudantes, utilizando diferentes áreas do conhecimento, abordaram aspectos sobre a ciência na (des)mistificação de padrões sobre gênero, os impactos sociais decorrentes de processos de naturalização de opressões e a importância da participação social em aspectos e políticas ligadas ao tema. As análises nos permitiram perceber, que embora os estudantes tenham reproduzido alguns dos padrões por eles criticados e limitados a uma perspectiva instrumental da tecnologia, eles revelaram entender determinações importantes para a compreensão da realidade, indicando o potencial da Educação CTS no ensino relativo às questões de gênero.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Binatto, P., & Machado, P. (2024). Conteúdo sobre gênero em produções textuais de estudantes do 1º ano do ensino médio: olhares a partir da Educação CTS. Indagatio Didactica, 16(3), 277-294. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38466
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática