A abordagem CTS na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo aborda a temática da educação inclusiva no Brasil, destacando reflexões sobre a valorização do papel social do aluno, a importância da legislação, e os desafios enfrentados no sistema educacional. Além disso, discute a aplicação da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como uma ferramenta interdisciplinar para promover a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Objetivou analisar as potencialidades e as limitações da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na promoção da inclusão de alunos com necessidades especiais em uma escola de Ensino Fundamental I. São apresentados procedimentos metodológicos a partir da abordagem qualitativa, respeitando os princípios éticos. Como instrumento de pesquisa utilizou-se o questionário na ferramenta google forms aplicado para os professores em uma escola do Ensino Fundamental no Estado do Tocantins, visando compreender as percepções dos professores sobre a educação inclusiva e a abordagem CTS. Como resultados destacam-se: os participantes da pesquisa apresentam uma receptividade positiva com relação à abordagem CTS, embora alguns ainda não estejam familiarizados com o conceito; uma concentração significativa de participantes, com idades predominantemente entre 41 e 50 anos, indicando uma possível evasão de jovens da carreira docente e, por fim, a formação continuada de professores sobressai como um aspecto relevante neste estudo, com destaque para a falta de preparo específico para lidar com alunos com NEE. A falta de formação específica e de apoio pode ser uma das limitações com relação à percepção dos professores sobre a viabilidade e eficácia dessa abordagem em suas práticas pedagógicas.
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