Formação de professores para a abordagem CTS na prática pedagógica: revisão de artigos em periódicos brasileiros Qualis A1 nas áreas de Educação e Ensino

Palavras-chave: CTS, Formação de Professores, Pesquisa Bibliográfica, Análise de Conteúdo

Resumo

Neste trabalho, localizamos artigos sobre a abordagem CTS em periódicos brasileiros Qualis A1 nas áreas de Educação e Ensino, identificando os trabalhos que citam a formação de professores para a prática pedagógica com abordagem CTS. O objetivo deste trabalho é investigar as relações desses artigos com a temática da formação de professores para compreender suas contribuições para a implementação da abordagem CTS na prática pedagógica. Encontramos 54 artigos sobre CTS, dos quais, 31 mencionam a formação de professores. Nove versam sobre CTS e o currículo, seis estudam propostas de ensino CTS, seis analisam as concepções dos professores sobre CTS, cinco discutem a abordagem CTS, quatro estudam abordagens CTS realizadas na prática pedagógica e um discute a relação entre o livro didático e a abordagem CTS. Concluímos que, os estudos CTS desenvolvidos nesses trabalhos se complementam e podem contribuir com a formação de professores contribuindo para uma perspectiva reflexiva e crítica das possibilidades de se trabalhar os conceitos científicos, englobando também as aplicações práticas, os impactos sociais e as questões éticas nas suas práticas pedagógicas.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Cavalcanti, M., Ribeiro, M., Sorpreso, T., & Barro, M. (2024). Formação de professores para a abordagem CTS na prática pedagógica: revisão de artigos em periódicos brasileiros Qualis A1 nas áreas de Educação e Ensino. Indagatio Didactica, 16(3), 219-240. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38454
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática