História das Ciências em Livros Didáticos para os Anos Iniciais: uma proposta de análise em uma perspectiva CTS no contexto brasileiro

Palavras-chave: História das Ciências, CTS, Anos Iniciais, Livros Didáticos

Resumo

O ensino de ciências nos anos iniciais, em contexto brasileiro, vai ao encontro de diversas lacunas existentes na formação inicial dos professores, culminando na reincidência de erros conceituais e limitações nas metodologias de ensino, além de planejamentos de aula, quase que exclusivamente, apoiados nas sequências propostas em livros didáticos (LD). Em um viés mais específico, dentro de uma concepção CTS, partimos do fato de que um conhecimento de conteúdo científico articula-se com uma visão historiográfica que traga os elementos culturais como influenciadores do desenvolvimento das Ciências. Desse modo, o presente artigo busca analisar como elementos e episódios da História das Ciências (HC) são inseridos em livros didáticos brasileiros, destinados às séries iniciais da escolarização básica. Em um ponto de vista metodológico, a investigação em tela traz a observação de duas coleções de LD, amplamente comercializadas e sugeridas por programas de avaliação governamentais, apoiando-se na Análise de Prosa. Os resultados apontaram para poucas discussões envolvendo episódios históricos científicos. Além disso, a análise realizada possibilitou a categorização de tais discussões, identificando o reforço a posicionamentos pseudo-históricos, como a visão linear da construção do conhecimento científico, a europeização e masculinização do trabalho de cientistas, além de tratar o desenvolvimento das ciências como uma soma simples de atividades puramente individuais.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Pereira, P., Testoni, L., Locatelli, C., & Locatelli, S. (2024). História das Ciências em Livros Didáticos para os Anos Iniciais: uma proposta de análise em uma perspectiva CTS no contexto brasileiro. Indagatio Didactica, 16(3), 185-202. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38448
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática