Educação CTS no Nordeste brasileiro: quais são as fronteiras e horizontes de investigação?

Palavras-chave: Educação CTS, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Formação de professores, ensino de Ciências

Resumo

Este estudo objetiva realizar um mapeamento de teses e dissertações desenvolvidas entre 2017 e 2023 em programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências na região do Nordeste do Brasil. De abordagem qualitativa, se enquadra em um estudo do tipo estado do conhecimento. O critério de inclusão das produções foi a utilização dos termos “CTS/CTSA” e “Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ciência, Tecnologia e Sociedade e Ambiente” quando contidos nos títulos, resumos e/ou palavras-chave. O corpus total contou com 77 produções acadêmicas. Como método analítico, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Foram agrupadas as produções científicas em duas categorias a priori, a saber: i) Curso, ano, produto educacional e orientador (a) e ii) Tipo de pesquisa, temáticas, lócus e áreas. De forma geral, o mapeamento realizado permitiu uma visão panorâmica indicativa de que o campo de pesquisa relacionado à Educação CTS no cenário do Nordeste brasileiro teve um crescimento maior de, aproximadamente, 50%, quando se compara com o período de produção acadêmica anterior. O mapeamento realizado ainda possibilitou verificar algumas fronteiras e horizontes de investigação. De entre eles, destaca-se que há uma lacuna de pesquisas do tipo documental, voltadas a investigar como os livros didáticos do novo ensino médio estão abordando as questões relacionadas à Educação CTS. Também temas em evidências para o contexto histórico do Brasil, como questões de gênero, Fake News, Base Nacional Comum Curricular, covid-19, inteligência artificial, vacinas com RNAm, são possíveis desdobramentos de pesquisas a serem investigados.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
de Lima, D., Dantas, J., & Nunes, A. (2024). Educação CTS no Nordeste brasileiro: quais são as fronteiras e horizontes de investigação?. Indagatio Didactica, 16(3), 165-184. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38445
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática