Estudo da compreensão dos licenciandos em química sobre a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente na elaboração de Sequência Didática Interativa
Resumo
A formação inicial de professor de química é um processo em constante desafio para as instituições públicas de ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como os licenciandos em química do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mobilizam seus conhecimentos para elaboração de Sequência Didática Interativa (SDI), a partir da perspectiva CTS/CTSA para o fortalecimento da formação cidadã. A metodologia foi qualitativa e contou com a participação de oito licenciandos de química, que vivenciaram etapas formativas, ao final planejaram e apresentaram a SDI, que conduziu a formação de quatro categorias que foram verificadas pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2021). Os resultados preliminares apontaram que os licenciandos em química compreendem quais são os temas e problemáticas da perspectiva CTS/CTSA que podem ser abordados com os conteúdos de química para fortalecer a formação cidadã de estudantes da educação básica. Ressalta-se que as discussões de CTS/CTSA precisam ser amplamente incorporadas ao ensino de química, para serem discutidas na formação inicial de professores de química.
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