Ciência, Tecnologia e Sociedade na Ibero-América: primeiros passos de um mapeamento por meio de palavras-chave
Resumo
Apresentamos uma visão inicial do levantamento de teses doutorais em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no Brasil e em outros 22 países iberoamericanos. Ampliamos para a Ibero-América a pesquisa principiada por Toledo (2017), que mapeou 79 teses brasileiras em CTS publicadas 1993 e 2017, como parte de amplo projeto de mapeamento do Ensino CTS brasileiro, efetuado pelo grupo de pesquisa ao qual os autores estão vinculados. Em seguida, procedeu-se à catalogação das novas teses, pondo em planilhas do Excel informações como: autor/a da tese, título, instituição na qual a tese foi defendida, palavras-chave, membros da banca de defesa e sua instituição. Para interpretação dos dados coletados, lançamos mão da Análise de Redes Sociais (ARS). No exercício de busca, temos registradas: 203 teses. Ponderamos sobre as 10 palavras-chaves com os maiores valores de centralidades no panorama iberoamericano, quais sejam: “CTS”; “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”; “ENSINO DE CIÊNCIAS”; “EDUCAÇÃO CIENTÍFICA”; “EDUCAÇÃO CTS”; “ABORDAGEM CTS”; “EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA”; “FREIRE”; “EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”; e “LITERACIA CIENTÍFICA”. É possível considerar que essas palavras mantêm um forte vínculo com o que tem sido produzido sobre a tríade CTS, matendo com esta uma relação colateral por meio de temáticas características do Enfoque CTS, como a formação para a cidadania, fomento ao pensamento crítico, aproximação entre Freire e CTS, letramento científico, formação inicial e continuada de professores, entre outros. Esperamos que a presente pesquisa permitirá conhecer as instituições e autores que produzem CTS e, por meio das palavras-chave, identificar os temas mais relevantes na área.
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