Analisando o impacto de Paulo Freire no ensino brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade por meio de citações
Resumo
Por meio do banco de dados do Grupo de Pesquisa CTS e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e da Análise de Redes Sociais (ARS), utilizando os softwares NodeXL e Gephi, o trabalho em questão busca compreender e mapear a representação de Paulo Freire no Ensino CTS brasileiro. O corpus da pesquisa foi composto por 142 artigos provenientes do banco de dados citado, que é composto por 509 artigos de Ensino CTS publicados em periódicos nacionais. Como critério, os artigos deveriam ter pelo menos uma citação a uma obra de Freire. Neste corpus, foram analisados os autores e instituições que dialogam dentro deste recorte e quais obras de fontes primárias de Paulo Freire foram utilizadas e com qual intensidade.
Downloads
Referências
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP.
Cutcliffe, S. H. (2003). Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. Barcelona: Anthropos Editorial.
Dias, R., & Dagnino, R. (2007). A política científica e tecnológica brasileira: três enfoques teóricos, três projetos políticos. Revista de Economia, 33(2).
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2019). Pedagogia do Oprimido (71ª ed.). Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.
Ganhor, J. (2022). O Subcampo Cts E Suas Compreensões Acerca Do Conceito De Participação: Uma Análise Bibliométrica E Bourdieusiana (Tese de Doutorado). Universidade Estadual do Oeste Do Paraná. Cascavel.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a. ed.). São Paulo, Brasil: Atlas.
Higgins, S. S., & Ribeiro, A. C. (2018). Análise de redes em ciências sociais. Brasília: Enap.
Máttar Neto, J. A. (2002). Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva.
Melo, T. B., et al. (2016). Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: Uma análise de rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 587-606.
Vaccarezza, L. S. (2004). El campo CTS en América Latina y el uso social de su producción. Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, 1(2), 211-218.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0