Analisando o impacto de Paulo Freire no ensino brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade por meio de citações

Palavras-chave: Ensino, Ensino CTS, Paulo Freire, Análise de Redes Sociais, CTS e Freire

Resumo

Por meio do banco de dados do Grupo de Pesquisa CTS e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e da Análise de Redes Sociais (ARS), utilizando os softwares NodeXL e Gephi, o trabalho em questão busca compreender e mapear a representação de Paulo Freire no Ensino CTS brasileiro. O corpus da pesquisa foi composto por 142 artigos provenientes do banco de dados citado, que é composto por 509 artigos de Ensino CTS publicados em periódicos nacionais. Como critério, os artigos deveriam ter pelo menos uma citação a uma obra de Freire. Neste corpus, foram analisados os autores e instituições que dialogam dentro deste recorte e quais obras de fontes primárias de Paulo Freire foram utilizadas e com qual intensidade.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Amorim, C., & de Melo, T. (2024). Analisando o impacto de Paulo Freire no ensino brasileiro de Ciência, Tecnologia e Sociedade por meio de citações. Indagatio Didactica, 16(3), 113-132. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38436
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática