Elementos da complexidade em uma proposta de aula de ciências para uma Educação CTS

Palavras-chave: aula de ciências, complexidade, CTS, ensino

Resumo

Para lidar com o mundo em transformação é fundamental que a escola promova reflexões pautadas por preceitos da complexidade e da educação CTS, a fim de promover uma conscientização crítica e capacidade de tomar decisões frente às situações de riscos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar elementos da complexidade e da educação CTS em uma proposta de aula de ciências construída sob uma perspectiva sistêmica e integradora, intitulada “Células: como são e se organizam?”. Metodologicamente, toma-se a Análise Textual Discursiva para tratar os dados, identificando as categorias temáticas: caráter sistêmico e as suas interações; aspectos sociais relacionados à ciência e tecnologia; e aspectos da realidade dos sujeitos. Como resultados, destaca-se o potencial de discussão, para além dos conteúdos científicos escolares, incorporando aspectos como: perspectiva do micro ao macro; interações entre sistemas e suas propriedades emergentes; articulações sociopolíticas, socioeconômicas e socioemocionais; comunicação de informações científicas; contextualização a partir de um cenário pautado pela imprevisibilidade e incerteza.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Santos, C., & Watanabe, G. (2024). Elementos da complexidade em uma proposta de aula de ciências para uma Educação CTS. Indagatio Didactica, 16(3), 95-112. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38433
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática