Educação CTS para a Formação Cidadã no Ensino Médio de Física através do tema Mineração

  • Anderson Claiton Ferraz Programa de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Educação CTS, Formação Cidadã, Consciencialização, Mineração

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo Pesquisa-Intervenção, realizada em uma escola pública estadual do Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, foi analisar as contribuições da Educação CTS para a formação cidadã de 20 estudantes por meio da abordagem contextualizada de temas relacionados aos impactos sociais e ambientais produzidos pela Mineração, buscando promover a consciencialização e o pensamento crítico dos estudantes. Como aporte teórico, utilizou-se da Educação CTS, sendo os dados obtidos pela realização de entrevistas pelos estudantes com moradores e funcionários de empresas mineradoras. Foram desenvolvidas atividades que elucidaram os impactos ambientais produzidos pela Mineração, enfatizando questões ambientais, políticas, econômicas e sociais relacionadas com o bairro e a cidade onde a escola se situa. Os resultados indicam que o percurso teórico-metodológico trilhado permitiu aperfeiçoar a educação científica oferecida, propiciando maior consciencialização dos estudantes e um estímulo para o exercício da cidadania no Bairro Piraporinha, local da pesquisa. Simultaneamente, foi valorizado o protagonismo dos estudantes e a ampliação de sua autonomia de ação e de pensamento, estimulando tomadas de decisões e uma participação social mais intensa, representando importantes objetivos da Educação CTS.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul



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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Ferraz, A., & de Araújo, M. (2024). Educação CTS para a Formação Cidadã no Ensino Médio de Física através do tema Mineração. Indagatio Didactica, 16(3), 77-94. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38430
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática