A relação entre interdisciplinaridade e CTS: um olhar sobre as teses e dissertações brasileiras na área de ensino

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, CTS, Ensino de ciências, ODS 4

Resumo

O modo fragmentado como o conhecimento científico é ensinado aos estudantes vem criando barreiras à compreensão crítica da sociedade em que estão inseridos. Nesse sentido, é necessário que abordagens essencialmente interdisciplinares como o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) sejam debatidas e introduzidas no ambiente da sala de aula. Deste modo, este estudo almejou identificar a forma como a interdisciplinaridade e CTS são relacionados na produção acadêmica da área de ensino no período de 2011 a 2022. Para tal, foi realizada a análise de 903 trabalhos presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual resultou na seleção de 20 teses e dissertações, que associaram diretamente os dois temas a partir de quatro diferentes categorias estabelecidas a partir da técnica da Análise de Conteúdo. Diante dos resultados obtidos, destaca-se o baixo nível de correlação observado nos trabalhos analisados, que pode ser oriundo da polissemia característica dos termos e das dificuldades inerentes a este fato.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Gonçalves, B., dos Santos, T., & Chrispino, A. (2024). A relação entre interdisciplinaridade e CTS: um olhar sobre as teses e dissertações brasileiras na área de ensino. Indagatio Didactica, 16(3), 59-76. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38427
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática