Estágio em formação de formadores: contextos formativos para a reflexividade

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Pedagogia, Reflexividade

Resumo

O estágio na formação do pedagogo é um lugar propício à reflexão sobre a prática docente e o desenvolvimento da sua profissionalidade a partir das interações e diálogos que são promovidos entre: estudantes estagiários - docente orientadora - professores das escolas. A prática é tomada como eixo problematizador das aprendizagens a serem promovidas e assumidas sob o prisma da educação permanente, de modo a (re)construir e (re)significar a Educação. Desse modo, tem-se o objetivo de identificar o impacto do Estágio em Formação de Formadores nas aprendizagens dos estudantes e a sua relevância no fomento da competência reflexiva. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu estudantes estagiários do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Os dados foram coletados por meio de um formulário de autoavaliação, durante o período de ensino remoto nos anos de 2021 a 2023. Os resultados informam que os estudantes desenvolveram a competência reflexiva a partir das atividades que realizaram e exigiram em especial: organização e autoconfiança. Conclui-se que o Estágio em Formação de Formadores é uma componente curricular potencializadora e articuladora dos conhecimentos produzidos na academia e por professores em campo, quer do ponto de vista da investigação, quer do ponto de vista da intervenção nos contextos de educação e formação na modalidade de ensino remoto.

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Publicado
2024-12-28
Como Citar
Martins, W. (2024). Estágio em formação de formadores: contextos formativos para a reflexividade. Indagatio Didactica, 16(4), 263-279. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.37672
Secção
Supervisão em Educação