Incorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiários

  • Vânia Graça Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Portugal e Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal) https://orcid.org/0000-0002-7000-7211
  • Paula Quadros-Flores Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Portugal e Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal) https://orcid.org/0000-0003-4924-5212
Palavras-chave: Aprendizagem ativa, Narrativa reflexiva, Realidade aumentada, 1.º CEB

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) promove a interação do mundo físico com o digital pela ação do interlocutor, pelo que pode ser potenciadora de uma aprendizagem ativa. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º CEB” e envolveu estudantes em situação de estágio em mestrados de ensino. Tem como objetivo geral perceber os contributos da incorporação de recursos da RA no contexto de metodologias ativas, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), focando-se no design pedagógico da integração da ferramenta e no seu impacto na participação, motivação, resultados (saberes e competências), através da análise de quatro narrativas reflexivas dos professores estagiários. Trata-se de um estudo realizado numa turma de 1.º ano e duas de 3.º anos de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas do distrito do Porto. Recorreu-se à metodologia qualitativa, mais especificamente à análise de conteúdo das narrativas reflexivas. Verificou-se que a integração da ferramenta na prática educativa desafiou os professores estagiários no domínio técnico e pedagógico, aumentou a participação da criança na construção da sua aprendizagem, a sua motivação e atenção, além de que fomentou o desenvolvimento de capacidades de literacia digital e outras competências para a formação do cidadão de amanhã.

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Biografias do Autor

Vânia Graça, Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Portugal e Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal)

É Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na área de Supervisão Pedagógica no 1.º CEB, desde 2021. Foi orientadora e coorientadora de vários Relatórios de Estágio no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em dois mestrados de ensino.

É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, no qual realizou uma investigação que conjugou a Tecnologia Educativa, as Metodologias ativas e a Educação Histórica, intitulada: "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica - um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º CEB", financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e a Licenciatura em Educação Básica no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal).

É formadora acreditada (CCPFC/RFO-42559/24) nas áreas e domínios de Tecnologia e Comunicação Educativa e Metodologias de Investigação em Educação, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED).

Possui comunicações e publicações nas seguintes áreas de estudo: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.

 

Paula Quadros-Flores, Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Portugal e Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal)

Paula Quadros Flores é Doutora em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa, Mestre em Gestão e Planificação da Educação.  Foi professora do 1º CEB e atualmente é professora adjunta do Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, sendo Coordenadora da Unidade Técnico Científica da Prática Pedagógica Supervisionada e responsável pela Unidade Curricular da Iniciação à prática Pedagógica III (Licenciatura em Educação Básica). É  formadora acreditada em diversas áreas. É, ainda, membro integrado do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) e colabora com o Centro de Investigação de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua nas linhas de TIC na Educação, Formação docente e Supervisão Pedagógica e Identidade Profissional Docente do professor do 1.º CEB, sendo autora de artigos científicos nacionais e internacionais, investigadora principal do projeto “IFITIC - Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB” e colaboradora nos projetos “COST action - DigiLitEY da Universidade do Minho, no grupo 5: Methodologies and ethics for research on digital literacy: to examine the ethical issues that arise in research on digital literacy in the early years and develop guidance for researchers”, “CLIL 4 U - Implementação, monitorização e avaliação de projetos de ensino bilingue no 1º CEB” e “Multiangulando miradas al proceso de transición educativa desde la educación infantil a la educación primaria: el trabajo conjunto de familias, niños y maestros” da ESE em parceria com a Universidad  de Cantábria /Santander”.

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Publicado
2024-12-28
Como Citar
Graça, V., & Quadros-Flores, P. (2024). Incorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiários. Indagatio Didactica, 16(4), 161-178. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.37666
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação